A ABCZ está dando cada vez mais destaque ao papel fundamental desempenhado pelas mulheres no campo em todo o Brasil e no mundo, e não foi diferente na 88º edição da Expozebu. Com iniciativa da Comissão ABCZ Mulher foi realizado o 1º workshop Mulheres do Zebu, com o objetivo de oferecer conhecimento técnico para criadoras de gado Zebu, superando mais que o dobro de participantes previsto inicialmente.
“Nós temos muitas jovens criadoras entrando no setor e que não conhecem as raças e as características morfológicas e, por isso, resolvemos fazer este momento para que elas tenham acesso a conceitos básicos das raças zebuínas e Girolando.” diz a vice-presidente da ABCZ Mulher, Iara Marquez.
Ao todo foram realizadas 11 oficinas em dois dias, com demonstrações práticas sobre conceitos básicos de morfologia e características das raças zebuínas e Girolando.
Segundo o último censo agropecuário, existem 817 mil mulheres inseridas no comando de propriedades rurais. Embora pareça ser uma quantidade expressiva, o número representa apenas 19% do total dos produtores. O estudo também mostra que a maioria delas comandam fazendas de forma compartilhada com o homem. O censo agropecuário também aponta que este cenário está mudando. Nos últimos 10 anos o envolvimento de mulheres no setor aumentou em 6%.
Para a médica veterinária Helena Cury, ações como esta são essenciais para que se continue avançando. “Vejo que, de alguns anos para cá, as mulheres estão tendo um espaço maior, devido à competência que várias estão adquirindo e, com isto, o espaço que, antes, era somente ocupado por homens, agora também é ocupado por mulheres; isto mostra a nossa capacidade”, comenta.
Fonte: ABCZ