Você sabia que o mercado brasileiro de tratores é um dos maiores do mundo? Para se ter uma ideia, somente em 2022 foram comercializadas 67,4 mil unidades, com um aumento de 19,4% nas vendas entre janeiro e dezembro daquele ano. É o que conta Rodrigo Marques, gerente de Pós-Vendas da YANMAR South America, uma multinacional japonesa que fábrica equipamentos para diversos setores da indústria brasileira, incluindo o agrícola.
E o Rodrigo ainda deixou 5 dicas que ele considera importantes para aumentar a vida útil de um trator. Confira:
- Manutenção preventiva regular: O período para a manutenção preventiva deve ser recomendado pela fabricante, mas via de regra o ideal é que isso se dê a cada 200 ou 300 horas de trabalho. Além disso, é importante que se verifique diariamente e antes de iniciar os trabalhos como estão os níveis de óleo do motor e transmissão, os fluídos de freio e arrefecimento, bem como é mister se certificar de que não haja vazamentos;
- Uso de peças originais: Por serem projetadas em conformidade com as especificações do trator, elas, em tese, garantem o máximo desempenho e durabilidade da máquina;
- Calibragem dos pneus: Deve ser feita semanalmente, pois, assim como no caso dos carros, a calibragem adequada dos pneus ajuda a garantir o máximo desempenho com o mínimo desgaste do trator, preservando a vida útil da borracha.
- Evitar a sobrecarga: Cada trator tem um limite de peso máximo recomendado pelo fabricante. Portanto, evitar ultrapassar esse limite pode aumentar a vida útil da máquina, além de ajudar na prevenção de acidentes.
- Limpeza: Isso mesmo: limpe o seu trator. Evite guardá-lo com sujeiras, principalmente quando há a presença de óleo e graxa, que podem acumular durante o uso.