Para comemorar os 90 anos de chegada ao Brasil da raça ovina Ideal, a associação dos criadores lança na Expointer uma coleção de roupas de pura lã.
A Coleção Rosetas de Ouro Naturalmente Ideal é composta por 12 peças masculinas e femininas, a serem comercializadas no estande da raça.
“A diferença no toque, na suavidade no caimento é uma coisa impressionante”, define o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ideal, Milton Fernandes.
“Eu tenho certeza que o público vai gostar muito do que vai ver no nosso estande”, ressalta.
Fernandes relata que na Expointer do ano passado houve o contato da associação com a indústria para alinhavar a possibilidade dessa indústria lavar a lã do concurso de melhor velo.
A partir de então se abriu conversação para criar as peças.
Foram confeccionadas 120 peças como “pontapé inicial para mostrar todo o potencial que existe de exploração das raças laneiras aqui do Rio Grande do Sul”, define o dirigente.
“A nossa lã é uma lã extremamente fina e, para quem não sabe, a lã quanto menor a finura mais qualidade ela tem”, descreve.
Segundo ele, o produto da Ideal e o da raça Merino são as duas principais genéticas de produção de lã de altíssima qualidade.
E o momento não é propício para o mercado da lã.
“O grande player, o grande comprador global se chama China e faz mais ou menos cinco anos que eles não aparecem para comprar as lãs aqui da América do Sul”, explica.
Mais sobre o lançamento em Do campo ao guarda-roupa: Ideal lança na Expointer linha de roupas de lã pura
Aptidão para carne
Fernandes também esclarece que no congresso mundial da raça realizada em Uruguaiana, em 2014, se definiu que a Ideal é uma raça mista, portanto, além de geradora de lã fina, também é produtora de carne.
“E uma carne de ótima qualidade”, garante.
Fernandes ainda lembra que o nome do parque da Expointer é uma referência ao criador João Francisco Assis Brasil, um dos três primeiros criadores que introduziram a raça Ideal no Brasil, animais estes trazidos do Uruguai.
E depois ele ainda importou animais da Austrália.
Veja a entrevista completa no link abaixo. Assim como mais informações sobre o agro no programa A Granja na TV, na Ulbra TV (Canal 48.1 TV Digital e 521 da NET Porto Alegre), diariamente às 17h30min e com reprise às 7h30min do dia seguinte