Depois de dois anos suspensa devido à pandemia, a Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação voltou a ser realizada em Ribeirão Preto/SP. Entre os dias 25 e 29 de abril, ficou evidente entre os estandes de mais de 800 expositores o sentimento de celebração pelo retorno dos encontros entre fornecedores e produtores.
A 27ª edição da feira registrou recordes de comercialização e visitação. Os negócios e intenções de negócios somaram R$ 11,243 bilhões, incremento de 287% sobre 2019, quando as vendas chegaram a R$ 2,9 bilhões. O montante inclui a comercialização de máquinas, equipamentos de irrigação e sistemas de armazenagem. Não estão computados resultados de segmentos como insumos, veículos e aeronaves agrícolas, detalha Pedro Estevão, presidente da Câmara de Máquinas e Implementos Agrícolas da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). O desempenho altamente positivo, segundo o dirigente, é consequência de diferentes fatores, como o crescimento de 17% nas vendas do setor em 2020 e de 42% em 2021. A inflação também fez com que os preços das máquinas tivessem alta de cerca de 40% entre 2020 e 2021. “O momento é promissor, de alta rentabilidade dos produtores. Também precisamos considerar que houve aumento de área plantada nesses últimos três anos de mais de 3 milhões de hectares, ou seja, as janelas de plantio estão mais curtas e o produtor precisa de equipamentos maiores e mais inteligentes”, analisa.
O presidente da Agrishow, Francisco Matturro, complementa: “Durante estes últimos anos enfrentamos uma total desorganização da cadeia de suprimentos que alterou custos e preços. Ao mesmo tempo, temos máquinas com muito mais tecnologia embarcada do que tínhamos há três anos”, avalia.
O presidente do Conselho de Administração da Abimaq, João Carlos Marchesan, comemora os recordes da feira e lembra que os organizadores estão em tratativas com os órgãos competentes para a viabilização de melhorias para o acesso à feira. O público recorde deste ano – 193 mil pessoas, 30% acima de 2019 – deixou claro mais uma vez as dificuldades no trânsito na chegada e saída do evento.
A Agrishow é organizada pela Informa Markets, e é uma iniciativa da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Abimaq, Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e Sociedade Rural Brasileira (SRB). A feira de 2023 está agendada para ocorrer entre os dias 1º e 5 de maio.