Uma intensa massa de ar frio deve atingir grande parte do Brasil a partir de domingo (15). Isso deve causar uma acentuada queda de temperatura em parte da Região Sul. A partir de segunda-feira (16), a massa avança rapidamente pelo restante do país e chega nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Também poderá chegar aos estados de Rondônia e Acre.
Durante este período, as temperaturas poderão cair em torno de 10°C (queda entre a temperatura mínima de um dia comparada à temperatura mínima do dia anterior), especialmente na Região Sul e no sul das regiões Centro-Oeste e Sudeste. No Acre e em Rondônia, o frio deve causar o segundo episódio de friagem do mês (o primeiro ocorreu entre os dias 4 e 5 de maio).
O mapa abaixo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apresenta a previsão de temperatura mínima na madrugada do dia 17/05. Os tons em azul e roxo indicam áreas com previsão de temperatura mínima menor que 12°C. Destaque para áreas nas serras Gaúcha e Catarinense e no Planalto Sul do Paraná, onde as temperaturas poderão ser negativas.
A tendência é de formação de geada ampla na Região Sul, em pontos do sul de Mato Grosso do Sul e da Região Sudeste, entre os dias 17 e 23 de maio. As geadas poderão ser fortes em alguns pontos. Atualizações nos próximos dias serão essenciais para definição de local e intensidade.
A Figura 2 apresenta a tendência de risco de formação de geada para a manhã do dia 19. Áreas em vermelho indicam previsão de risco de geada forte, amarelo indica risco de geada moderada e, em azul, áreas com previsão de geada fraca.
Fonte: Ministério da Agricultura