Os touros destinados à produção de matrizes de reposição ou que sejam direcionadas para o cruzamento industrial devem apresentar características morfológicas desejáveis a qualquer reprodutor: Funcionalidade, conformação harmônica/equilibrada e volume muscular, principalmente na região dorso-lombar e garupa, onde encontramos os cortes nobres e também preferir as DEPs mais indicadas para cada objetivo, conforme abaixo:
Reposição de matrizes Nelore – Foque nas DEPs de peso ao nascer (melhor negativo ou na média), peso à desmama, habilidade materna e fertilidade, pois utilizaremos as fêmeas para reprodução, que necessitam ser precoces sexualmente, férteis, muito leiteiras para desmamar suas crias muito pesadas e sadias. As matrizes devem ser longevas (stayability), permanecendo produtivas por vários anos na sua propriedade.
Cruzamento Industrial – Agora, valorize o desempenho de ganho de peso nas idades padrões, carcaça e acabamento: AOL (área de olho do lombo) EGS, (espessura de gordura subcutânea) MAR (marmoreio) e
eficiente CAR (consumo alimentar residual), que indica os animais mais eficientes no aproveitamento dos alimentos, consumindo menos para ganhar o mesmo peso e, consequentemente, mais carne.
Os produtos deverão apresentar alto ganho e ótima conformação para a produção de carnes nobres em maior quantidade. Portanto, serão mais valorizadas pelos diversos sistemas de engorda e terminação existentes. Procure sempre selecionar geneticamente os reprodutores que apresentam DEPs equilibradas para utilizar no seu plantel.