Desenvolvido por cientistas e especialistas em nutrição animal, CRINA®, um blend de óleos essenciais patenteado pela DSM, substitui com vantagens o uso dos antibióticos que atualmente são utilizados na ração como aditivos promotores de crescimento. Por possuir efeito positivo na palatabilidade da ração, CRINA® também promove aumento do consumo de matéria seca desde os primeiros dias de confinamento, facilitando o período de adaptação do bovino e reduzindo a taxa de refugo de cocho nos confinamentos.
CRINA® também promove aumento da eficiência alimentar, do Ganho de Peso Diário – GPD e do Peso de Carcaça Quente – PCQ de bovinos de corte confinados, quando comparado aos antibióticos, conforme demonstram estudos realizados na ESALQ, USP de Piracicaba – SP).
Os resultados de pesquisa expressos na tabela 1 mostram que o lote de bovinos tratados com CRINA® apresentou GMD de 1,72 Kg por dia, frente a um ganho de 1,61 Kg por dia para o lote testemunha (com monensina), o que represente 110 gramas a mais de ganho de peso por dia, sendo este um dos motivos que explicam que o CRINA® vem sendo cada vez mais empregado nos confinamentos brasileiros.
Nota-se também na pesquisa que a associação de CRINA® com RumiStarTM, uma alfa amilase pura da DSM que auxilia na digestão do dia, sendo a associação de CRINA® com RumiStarTM altamente recomendada para confinadores que utilizam grandes quantidades de milho na ração. Em síntese, CRINA® promove benefícios zootécnicos e econômicos aos confinadores, devido basicamente aos seguintes fatores:
• possui efeito comprovado sobre a flora
ruminal (potente modulador de flora capaz de substituir com vantagens o uso
de antibióticos).
• Favorece a produção de AGV – Ácidos
Graxos Voláteis, melhorando o metabolismo energético do bovino e promovendo maior GMD.
• Reduz a digestão da proteína, aumenta a
proteína by-pass e melhora o metabolismo proteico, melhorando também a eficiência alimentar do bovino confinado.
