De 18 a 21 de agosto, a 35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões (SBTE) reuniu mais de 500 participantes, entre técnicos, pecuaristas, professores e estudantes.
Destaque para um estudo realizado pelo médico-veterinário Alexandre Prata, que reuniu dados de mais de 500 mil inseminações artificiais em tempo fixo (IATFs), em fêmeas da raça Nelore, o que ajudou a responder algumas dúvidas frequentes do mercado de reprodução.
“Identificamos os principais fatores que impactam a fertilidade de vacas Nelore em diferentes categorias, como novilhas precoces, novilhas, primíparas e multíparas, submetidas à IATF”, explica o médico-veterinário.
Um destes fatores seria em relação ao impacto da nutrição da nutrição na taxa de prenhez, que é consenso comum entre especialistas, mas até o momento não se tinha grande volume de informações mostrando seus impactos de forma prática.
Isso ficou claro no estudo, após Alexandre Prata medir a fertilidade de vacas primíparas submetidas aos protocolos. “Vacas primíparas com bom ECC podem atingir fertilidade similar à multíparas”, comprovou no trabalho. ECC é a unidade de utilizada para medir o escore corporal das matrizes, normalmente numa escala de 1 a 5.
Outra conclusão interessante, com base nas informações reunidas, comprovou-se também que doses cheias de PGF, no dia zero e ao final do protocolo de IATF, são capazes de elevar a taxa de prenhez.
Programação SBTE 2022
Além da premiação, conteúdo de qualidade não faltou durante o evento. Foram mais de 30 palestras, plenárias e flashtalks. “Precocidade sexual, perdas gestacionais, eficiência reprodutiva, panorama mundial da produção de embriões, mercado de proteína animal e pecuária de baixo metano foram apenas alguns dos destaques de um evento único, que teve a proposta de unir a ciência básica à aplicada” resumiu o também médico-veterinário Gabriel Sandoval.
A 35ª Reunião Anual da SBTE contou com a participação de visitantes da Argentina, Colômbia, Bolívia e quatro palestrantes dos Estados Unidos, hoje uma das grandes referências em reprodução. “O objetivo principal do evento, como sempre, é a união entre profissionais de campo e pesquisadores, gerando um ambiente rico em ideias inovadoras”, define Flávio Vieira Meirelles, presidente da SBTE.
Veja também uma entrevista exclusiva com o Professor Zequinha, uma das autoridades em IATF no Brasil. A edição de Setembro de 2022 da Revista AG também trará casos de criadores que já investem alto na IATF, de olho na praticidade e ganhos econômicos.