A Case IH firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do Mato Grosso para capacitação profissional no estado. Por meio das entidades, serão oferecidas mais de 30 mil certificações nos próximos três anos em cursos de operação e manutenção de máquinas agrícolas a primeira etapa do projeto tem investimento superior a R$ 36 milhões. E a ideia é expandir futuramente para outros estados.
O anúncio da parceria para a imprensa especializada, inclusive com a presença da reportagem da A Granja Total Agro, e a assinatura simbólica se deu em Sorocaba/SP, na sede industrial da Case IH.
Na primeira etapa serão oferecidas mais de 30 mil certificações em cursos e formações técnicas em operação e manutenção de máquinas como tratores, plantadeiras, pulverizadores e colheitadeiras. Também estarão disponíveis especializações em agricultura digital e programa de aprendizagem técnica para Jovem Aprendiz, em cinco cidades mato-grossenses: Rondonópolis, Sapezal, Água Boa, Lucas do Rio Verde e Barra do Bugres.
“A Case IH, como pioneira na fabricação de máquinas e soluções inovadoras, sabe que a agricultura digital é uma realidade no campo e que ter mão de obra preparada é fundamental para essas mudanças. Por isso, estamos investindo mais de R$ 36 milhões apenas na primeira etapa deste projeto que envolve entidades tão representativas para o país, como o Senai e o Senar”, afirma Christian Gonzalez, vice-presidente da Case IH para a América Latina.
Leia também
Segundo a pesquisa Profissões Emergentes na Era Digital, de 2021, nos próximos dez anos, haverá mais de 500 mil oportunidades de emprego ligadas ao agronegócio. O objetivo do projeto é atender essa necessidade, aumentando a empregabilidade e diminuindo a escassez de mão de obra qualificada. A primeira etapa do projeto de capacitação profissional, em parceria com o Senai e o Senar, no estado de Mato Grosso, terá duração de três anos.
“Vamos expandir esse projeto para todo o país, preparando o mercado de trabalho para as evoluções que a agricultura digital traz e ainda vai trazer ao campo. Dessa forma, contribuindo para o desenvolvimento não só do setor agrícola, como de todo o Brasil”, enfatiza Gonzalez.
Mato Grosso
O Mato Grosso é o maior produtor de soja do país, com uma área plantada estimada em 11,8 milhões de hectares, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA). Apenas nos seis primeiros meses de 2022, a área da agropecuária gerou mais de 11 mil novos empregos com carteira assinada no estado.
“Estamos sempre atentos às inovações tecnológicas das máquinas e implementos agrícolas e em busca de novas formas de melhorar a qualificação profissional rural. Essa parceria é de extrema importância e veio para somar nossa missão no Senar-MT que é promover o desenvolvimento profissional e social para o meio rural com soluções educacionais inovadoras”, diz o presidente do Sistema Famato/Senar, Normando Corral.