O verão nem começou e uma cidade gaúcha já decretou situação de emergência. Tupanciretã, na região Noroeste do Rio Grande do Sul, está concluindo o relatório para pedir ao governo do estado a homologação do pedido. Conforme a coordenadora da Defesa Civil Municipal de Tupanciretã, Vania Vendrusculo Lopes, nas áreas de milho já foram registradas perdas de 100% da lavoura. “Nas áreas com soja ainda há esperança, pois está em fase de germinação. Mas para não haver o replantio, vamos precisar de pelo menos 55 milímetros de chuva”, afirma.
Segundo ela, a Agropan, cooperativa da cidade, está fazendo o levantamento dos números de lavouras, e os dados serão finalizados na sexta-feira para o envio do relatório ao governo. Mais de 20 famílias já estão recebendo água potável para consumo.
Veja no programa A Hora do Grão desta quarta-feira a situação do clima para o Sul do país que tem, além da estiagem no Rio Grande do Sul, o excesso de chuvas em Santa Catarina. A meteorologista Cátia Valente vai falar também sobre as altas temperaturas que estão sendo registradas no pais.
Leia também: Falta de chuva de um lado, excesso de outro. Assim foi o mês de novembro