O queijo parmesão Gran Formaggio passará a ser comercializado para o mercado externo, inicialmente para a América Latina, começando pelo Paraguai. Segundo o CEO da RAR, empresa produtora do queijo, Sergio Martins Barbosa, o movimento faz parte do projeto de expansão da marca.
“Temos uma média de crescimento de 20% ao ano no segmento e com o acréscimo das exportações queremos incrementar ainda mais essa porcentagem em 2023. Iremos atuar inicialmente no Paraguai, onde já estamos com algumas parcerias, e queremos em seguida já performar no mercado chileno”, afirmou o CEO.
A RAR é a primeira empresa a produzir o queijo Tipo Grana fora da Itália, com a marca Gran Formaggio. O CEO também revela que com a abertura do mercado internacional, a empresa pretende, nos próximos anos, intensificar sua capacidade de produção.
“Hoje a RAR produz, em média, mil quilos de queijo ao ano, variando entre o Tipo Grana de 12 e 18 meses de maturação e o queijo parmesão. Queremos aumentar nossa produção e efetivar mais uma câmara de maturação em um futuro próximo”, finalizou Sergio Martins Barbosa.
Gran Formaggio no Brasil
A RAR foi idealizada por Raul Anselmo Randon na década de 1970, com origem na fruticultura, especialmente o cultivo e a exportação de maçã. Atualmente é uma das maiores produtoras e comercializadoras da fruta no Brasil. Já, em 1990, a empresa montou a primeira fábrica de queijo Tipo Grana fora da Itália, com a marca Gran Formaggio. O portfólio possui uma linha de importados composta por queijos e acetos italianos, charcutaria e espanhola, além de azeites de oliva chilenos.