A importância dos polinizadores para o campo e a preocupação de sua “fuga” da agricultura ganharam atenção de vários estudiosos e um longo trabalho publicado em um livro editado pela Embrapa Soja e a Bayer.
Com o título “Plantas que os polinizadores gostam”, o livro lançado essa semana no Show Rural Coopavel traz mais de mil páginas com textos de 65 autores. A publicação está dividida em três partes. A primeira parte destaca os diferentes aspectos relacionados à importância das abelhas na polinização agrícola, entre outras abordagens, focadas em apicultura e meliponicultura.
A segunda parte do livro faz uma descrição detalhada de 322 plantas que os polinizadores gostam e a terceira parte apresenta uma lista de mais de 2 mil espécies de abelhas encontradas no Brasil e as cerca de 2,5 mil plantas que elas visitam.
Conforme o editor do livro, Décio Gazzoni da Embrapa Soja, “a obra compila o conhecimento existente sobre o tema e traz informação qualificada, ao associar as espécies vegetais aos seus polinizadores”. Segundo ele, o livro comprova a relevância da polinização para o equilíbrio do ecossistema e orienta os produtores rurais a utilizarem técnicas simples na propriedade rural que favoreçam o processo de polinização.
Leia também: R$ 2,2 milhões são destinados a pesquisas sobre polinização agrícola
A polinização é fundamental para diferentes culturas agrícolas, por contribuir, segundo Gazzoni, tanto na produção dos alimentos como na conservação da biodiversidade. “Os resultados de pesquisas demonstram que se não houvesse a visita de polinizadores, como os insetos, aves e morcegos, em áreas de produção agrícola, seria necessário plantar uma área muito maior para garantir a mesma produtividade da área original.”
O pesquisador afirma que cerca de 75% das plantas que possuem flores necessitam de polinização para completar seu ciclo. “É por meio da polinização que ocorre a reprodução das plantas, redundando em sementes, normalmente associadas a um fruto ou outra forma de reservas, que permite que a planta se desenvolva nos primeiros dias após a germinação. Estas sementes (grãos) ou frutos são os alimentos ou outros produtos agrícolas”, revela.
Para Dirceu Ferreira Junior, Líder de Inovação Aberta na Divisão Agrícola da Bayer para a América Latina, a participação no projeto está dentro das premissas de sustentabilidade da empresa. “As pesquisas comprovam o que sempre soubemos: o convívio saudável entre a agricultura e os polinizadores é fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas, trazendo benefícios concretos para a produtividade agrícola.”
O livro está disponível para aquisição na Associação dos Empregados da Embrapa Soja (AEE Soja) a R$150,00.
Os pedidos podem ser feitos pelo telefone (43) 3371-6066 ou pelo email: aeesoja@gmail.com.