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Home»Economia»Carne bovina: mercado doméstico pode reaquecer
Economia

Carne bovina: mercado doméstico pode reaquecer

adilson.rodriguesPublicado por adilson.rodrigues28/02/2023Nenhum comentário3 Min de Leitura

Desde o início da Pandemia de Covid-19, em 2020, o mercado de carne bovina convive com um consumo achatado pela perda de renda do brasileiro e os recordes consecutivos das exportações.

A China responde sozinha por 53% dos embarques totais de carne bovina brasileira, uma curva que deve permanecer ascendente, ainda com o anúncio de abertura em novos mercados. Dentro do Brasil, a expectativa é que as ações do novo Governo comecem a surtir efeito no controle da inflação.

“Com a inflação mais controlada, a gente pode ter um cenário interessante no consumo doméstico. Isso faz o consumidor olhar mais para os alimentos de maior valor agregado, como é o caso da carne bovina”, prevê Thiago Bernardino de Carvalho, professor da Unesp/Botucatu-SP e pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP).

Carvalho é um dos especialistas convidados da MFG Agropecuária para um circuito de eventos em quatro cidades goianas a partir de 8 de março. “Não tiro razão de quem tirou o pé do acelerador, mas oportunidades surgirão para aqueles que continuarem investindo em tecnologia, na melhoria do rebanho e da produção”, explica, esclarecendo que o aumento de produtividade será responsável por garantir melhor margem de lucro ao produtor em 2023, não os preços em si.

Arroba pode voltar para R$ 300,00

As cotações também sinalizam recuperação. “No mercado Futuro, vemos a arroba acima dos R$ 300,00, já considerando a premiação por qualidade de carne, claro. É um cenário interessante, mas poucos vão aproveitar, pois muitos pecuaristas inseguros desistirão de confinar”, observa o pesquisador. Esta é uma excelente oportunidade não apenas para o confinador como também para o pecuarista inserido na criação extensiva.

Parcerias de engorda com confinamentos

Para acelerar a terminação dos animais, encurtar o ciclo e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de carcaça, permitindo receber bonificações dos frigoríficos, existem as parcerias de engorda. Esse será o tema de Vanderlei Finger, gerente geral de Compra de Gado da MFG, no circuito goiano, que será realizado em Goiânia (08/03), Quirinópolis (10/03), Jataí (13/03) e Mineiros (15/03).

Finger destaca dois modelos de parcerias: em um, os criadores de gado contratam o serviço por 110 dias, a um custo fixo diário. No outro, podem pagar por arrobas produzidas, calculadas a partir do peso de entrada e saída de cada bovino no confinamento. Entre outras vantagens, é possível aliviar a pressão de pastejo em períodos críticos do ano ou aumentar o volume do rebanho. A MFG Agropecuária projeta encerrar o ano com 350 mil cabeças confinadas.

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