O mês de abril, apresentou características típicas da estação pelo Brasil.

No sul do Brasil, as frentes frias começaram a ingressar trazendo chuvas e as primeiras massa de ar de origem polar, trouxeram o frio. Segundo o INMET, no dia 20 de abril, registrou-se as menores temperaturas deste ano, com 3,3°C em Vacaria no RS, 10,5°C em Porto Alegre, 11,4°C em Florianópolis e 9,4°C em Curitiba.
Nas regiões sudeste e centro oeste, as precipitações começaram a diminuir. Entretanto, em áreas do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ainda ocorreram alguns episódios de chuvas mais expressivas, embora tendem a diminuir com a chegada do mês de maio. A diminuição da chuva, favoreceu as atividades no campo em toda a região. Segundo o relatório da CONAB, 100% do milho segunda safra foi semeado. Em Mato Grosso, os primeiros talhões semeados iniciaram a maturação, e o restante encontra-se em florescimento, apresentando bom desenvolvimento. E, por enquanto, tudo indica que o clima siga favorável às lavouras.
Na região nordeste, a umidade diminuiu bastante, ficando mais concentrada no sul da Bahia e áreas do norte, mas de forma irregular. E por último, no norte do Brasil, as precipitações ficaram acima da média em boa parte das áreas e bem abaixo em outras, marcando um padrão de grande irregularidade na distribuição da chuva.
E a tendência? Segundo os modelos mais estendidos de previsão, a expectativa é de um padrão de chuvas e temperaturas em torno da normalidade. Boas notícias ao produtor brasileiro!