Nesta quinta-feira (11), durante o lançamento das plenárias estaduais do Plano Plurianual Participativo (PPA) em Salvador, na Bahia, Lula subiu o tom contra pessoas que vivem do agronegócio no Estado de São Paulo. Segundo ele, “alguns fascistas” teriam “desconvidado” o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, de participar da Agrishow 2023. A informação sobre o “desconvite”, porém, já havia sido desmentida por organizadores da feira antes mesmo do dia em que ocorreria a sua abertura, em 1º de maio, data na qual Fávaro se faria presente.
Leia mais: Agrishow 2023 bate recorde em negócios
O petista ainda disse que recebeu um convite para participar da Bahia Farm Show, que ocorrerá entre os dias 6 e 10 de junho de 2023 na cidade de Luís Eduardo Magalhães. E confirmou que vai participar da feira, e também que a única razão pela qual ele irá será “pra fazer inveja aos mau-caráter de São Paulo que não deixaram o meu ministro (Carlos Fávaro) participar”.
Veja, abaixo, o momento em que Lula insulta os organizadores da Agrishow:
O que é o fascismo?
Segundo o historiador brasileiro Marcelo Andrade, o fascismo, imputado por Lula aos trabalhadores do agronegócio, é uma corrente ideológica de origem revolucionária, sindicalista e socialista nascida na Itália. O nome mais famoso desse movimento seria Benito Mussolini, ditador italiano que estabeleceu um Estado totalitário para ter controle sobre a vida de seus cidadãos, bem como usou a máquina estatal para perseguir e censurar aqueles que ousassem expor ideias divergentes daquelas pregadas pelo seu partido.
E, de acordo com artigo publicado pelo Instituto Mises Brasil em 2016, “o fascismo é o sistema de governo que carteliza o setor privado, planeja centralizadamente a economia subsidiando grandes empresários com boas conexões políticas, exalta o poder estatal como sendo a fonte de toda a ordem, nega direitos e liberdades fundamentais aos indivíduos e torna o poder executivo o senhor irrestrito da sociedade”.
Agrishow 2023
A Agrishow é a maior feira agropecuária da América Latina. Em sua 28ª edição, mesmo com a ausência de Lula, mais de 195 mil participantes estiveram presentes ao longo dos cinco dias em que ela ocorreu (de 1º a 5 de maio). E, do ponto de vista econômico, foram aproximadamente R$ 13,290 bilhões movimentados em negócios fechados e intenções de compra, um novo recorde na feira.