Exposição acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, com transmissão pelo canal da ABB no Youtube
A edição 2023 da ExpoBrangus, que acontecerá de 20 a 21 de maio, em Uruguaiana no Rio Grande do Sul, irá trazer pela primeira vez duas grandes novidades para o evento. A primeira será a utilização dos dados genéticos do programa Brangus+ no catálogo de julgamento, e a segunda a ExpoBrangus Júnior.
O objetivo da divulgação dos dados do Brangus+ é ter as DEPs genômicas para o público presente acompanhar junto aos fenótipos na pista. O jurado Edison Laroca, responsável pelo melhoramento genético do Brangus Guapiara e membro do Conselho Técnico da Associação Brasileira de Brangus (ABB), não terá acesso a estes dados, o que não influenciará e nem prejudicará a escolha dos animais em julgamento.
Já a ExpoBrangus Júnior é um campeonato específico para essa “categoria”, tanto de animais rústicos e de argola. A ideia surgiu do crescimento da participação de animais terneiros nos julgamentos, e para que novos criadores pudessem participar das avaliações. Os animais de argola precisam ter de 06 até 14 meses, e os animais rústicos de 06 até 15 meses.
Leia também: “Pecuária & Pessoas” foi tema da Noite da Pecuária
“Estamos ansiosos para realizar essa nova edição que vem logo após o Congresso Mundial Brangus que participamos na Argentina. Lá observamos o quanto os criadores de outros países estão de olho nos nossos animais e animados em poder fazer troca de material genético com o Brasil. E as exposições são a porta para mostrar a qualidade dos nossos animais”, diz Ladislau Lancsarics Junior, presidente da ABB.
O evento ganhou lugar de destaque quando o assunto é exposições consolidadas no Sul do
Brasil. “A ExpoBrangus é uma oportunidade ímpar para os técnicos, os selecionadores e os criadores de gado comercial trocarem conhecimento e confraternizarem. E nos julgamentos podemos observar o que há de melhor sendo produzido na raça e aprender de acordo com a seleção de cada criatório”, enfatiza o presidente do Conselho Técnico da ABB, Antonio Carlos Correa Osório.
Nesta edição serão mais de 240 animais participando dos julgamentos, entre rústicos e de argola. Os julgamentos serão transmitidos no canal do YouTube da Associação Brasileira de Brangus.
A exposição ainda oferece o Leilão Expoutono Angus e Brangus no sábado (20), às 19 horas, com a oferta de 100 ventres, no Parque Agricola e Pastoril de Uruguaiana. O remate será transmitido ao vivo pela TV El Campo.