O segmento da agropecuária no PIB brasileiro teve incremento de 21,6%. O volume do agro nacional foi o que mais contribuiu para o salto de 1,9% no Produto Interno Bruto no primeiro trimestre de 2023 em relação ao trimestre anterior. Já quando a comparação é com o mesmo período de 2022, o crescimento do PIB foi de 4,0%. Serviços tiveram alta de 0,6% e a indústria fechou o trimestre com situação considerada estável (-0,1%). Os números foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia e Estatística nesta quinta-feira.
Número da agropecuária cresceu quase 19% no em relação a igual período de 2022
A Agropecuária cresceu 18,8% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Este resultado, conforme o relatório divulgado pelo IBGE, pode ser explicado pelo bom desempenho de produtos da lavoura com safra relevante no primeiro trimestre e pela produtividade.
Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA/IBGE), a soja apresentou ganho de produtividade e crescimento expressivo na produção anual, estimada em 24,7%.
Com exceção do arroz (-7,5%), outras culturas com safra relevante nesse trimestre também apontaram crescimento na produção anual e ganho de produtividade, como milho (8,8%), fumo (3,0%) e mandioca (2,1%).