A inteligência artificial como ferramenta para o planejamento de safra está será pauta em Dia de Campo que será realizado na Fazenda Primavera, do Grupo Peruzi, em Sorriso (MT). O evento será promovido pela Agro-Sistemas Consultoria Agronômica. O encontro vai apresentar áreas com 18 variedades de feijão e ainda uma programação com temáticas de manejo, tecnologia e inovação.
O tema da inteligência artificial será apresentada pelo engenheiro agrônomo e diretor da ConnectFARM, Rodrigo Alff. “Vamos mostrar os resultados em produtividade e rentabilidade obtidos com a inteligência de dados em lavouras de soja, milho e algodão e como essa tecnologia pode potencializar também a cultura do feijão”, explica Alff.
Leia também: O que é inteligência artificial?
Promessa de identificação de nematóides
O agrônomo vai apresentar ainda uma nova tecnologia de identificação de nematoides em qualquer fase da praga (ovo ou adulto), possibilitando diagnóstico precoce, antes mesmo da implementação da cultura. “Trata-se do teste do PCR, muito utilizado na pandemia, que agora ganha uma versão para a agricultura com poder de diagnóstico 25% superior às tecnologias convencionais disponíveis no mercado”.
O encontro ainda vai trazer informações sobre o uso de biológicos, qualidade de sementes, o panorama do mercado de feijão com o presidente do Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses (Ibrafe), Marcelo Lüders, e as tecnologias de irrigação para o cerrado com o professor da Embrapa Lineu Rodrigues.