O agronegócio é o carro-chefe do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e isso claramente abre diversas oportunidades para as mais variadas empresas, tendo em conta a vastidão do ramo. Inclusive a previsão do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) é de que o agronegócio encerrará o ano com 24,5% de participação na economia brasileira.
Uma das maiores oportunidades desse mercado se encontra nas exportações. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Brasil deve terminar 2023 com um total de 150 milhões de toneladas de soja e milho exportadas, sem levar em consideração todos os demais grão e ainda o segmento da pecuária.
Leia mais: Ele trocou o mercado financeiro pelo campo
Já no âmbito das pesquisas, aquelas que são ligadas ao agronegócio têm gerado um retorno de R$ 20,00 para cada 12% investidos. É o que afirma Giordania Tavares, CEO da Rayflex Portas Rápidas.
Tavares também diz que um setor que pode se beneficiar de investir no agronegócio é o de supply chain (cadeia de suprimentos em inglês), que envolve os processos a que os produtos são submetidos desde a sua saída do campo até a chegada na mesa do consumidor, como logística, armazenamento e estoque.