O acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Hulha Negra/RS será o foco da discussão da Frente Parlamentar Invasão Zero nesta segunda-feira (13) na Assembleia Legislativa do estado do Rio Grande do Sul.
Desde o último dia 20, há exatas três semanas, membros do MST armaram acampamento em Hulha Negra, município vizinho de Bagé, gerando tensão com os moradores das duas cidades por conta da iminente possibilidade de uma invasão. Em vista disso, produtores locais se mobilizaram para resistir ao grupo, montando uma vigília próxima ao local.
Leia mais: Entidades e políticos repudiam ideologização do Enem 2023
De lá para cá, até o ex-presidente Jair Bolsonaro se manifestou prestando apoio aos produtores da região, mas o governo estadual ainda não tomou nenhuma medida com relação ao acampamento. Todavia fontes ligadas à Federação de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) afirmam que o governador Eduardo Leite (PSDB) se comprometeu a não permitir que haja a invasão e, caso não consiga evitá-la, disse que realizará as reintegrações de posse necessárias.
Frente Parlamentar Invasão Zero
A frente foi criada em Brasília pelo deputado federal Zucco (REPUBLICANOS/RS) e, no RS, é presidida pelo deputado estadual Gustavo Victorino (REPUBLICANOS/RS). E, para a reunião, a assessoria de Victorino informou que foram convidados representantes das secretarias estaduais da Agricultura, da Habitação e Regularização Fundiária e do Desenvolvimento Rural, bem como representantes do Ministério Público, da OAB/RS, da Brigada Militar, do Incra, da Farsul e de sindicatos de produtores rurais.
Assista o Pancada Agro desta semana, que recebeu como convidado o deputado estadual Gustavo Victorino (REPUBLICANOS/RS):