A colheita do trigo atingiu 89% da área cultivada no Rio Grande do Sul, que é de 1.516.236 hectares, com 11% das lavouras em maturação.
A produtividade esperada era de 3.021 quilos por hectare, mas a estimativa atual aponta 2.164 quilos, redução de 28,38%.
De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado na quinta-feira, dia 16, pela Emater/RS-Ascar, a diminuição pode ser atribuída principalmente aos efeitos do fenômeno El Niño.
Ocorreu excesso de chuvas, geada, vento e granizo, que impactaram pontualmente a cultura em diversas fases do ciclo produtivo.
Em Bagé, na Fronteira Oeste, em Maçambará, 95% das lavouras de trigo já foram colhidas, e a produtividade tem quebra de 20%.
Apenas parte das lavouras estabelecida no início da época contemplada no ZARC atingiu PH igual ou superior a 78, correspondendo a 30% da área cultivada no município.
Em São Borja, a colheita está praticamente encerrada.
Os produtores que financiaram lavouras através do Proagro estão em situação menos grave, considerando que o seguro cobre o custo de produção.
Contudo, as áreas amparadas por seguro privado possuem cobertura baixa, em torno de 24 sacas por hectare, e não há enquadramento para o PH do grão.
Na Campanha, em Candiota, Hulha Negra e Bagé, a área colhida ainda é pouco expressiva, em torno de 10%; as produtividades estão oscilando bastante, variando de 2.100 até 3 mil kg/ha, com PH acima de 75.
Os trabalhos não devem ser retomados nos próximos dias devido à elevação da umidade dos grãos e à previsão de tempo nublado e de novas chuvas.
Mais sobreo trigo em Clima derruba a safra brasileira de trigo em quase 30%
Aveia branca
A colheita da aveia branca está em finalização.
A estimativa da safra aponta 355.914 hectares de área cultivada de aveia branca.
A produtividade inicial era de 2.340 kg/ha, mas a estimativa atual indica 1.992 kg/ha, diminuição de 14,88%.
Os resultados negativos são atribuídos aos fenômenos climáticos adversos, transcorridos no ciclo produtivo.
Cevada
A colheita da cevada foi tecnicamente encerrada.
A estimativa de área cultivada é de 38.922 hectares, e a de produtividade é de 2.667 kg/ha, redução de 15,17% em comparação à de 3.144 kg/ha projetados inicialmente.
Essa frustração de safra se deu pelo menor volume colhido e pela qualidade baixa do produto, que não obteve padrões mínimos para o uso na indústria cervejeira.
Na região de Erechim, a colheita foi concluída.
O produto tem uso alternativo para alimentação animal.
Em Ijuí, os produtores armazenaram os grãos em suas propriedades para suplementação animal, uma vez que não há cotação disponível no mercado local para comercialização.
Canola
A colheita da canola está chegando ao fim.
A área cultivada totalizou 74.419 hectares.
E a produtividade obtida é de 1.594 kg/ha, redução de 2,34% em 1.632 kg/ha projetados no início do plantio.
Na região de Santa Rosa, após a finalização da colheita, os resultados da safra mostram redução na produtividade em comparação à excelente safra de 2022.
As chuvas excessivas registradas em setembro e outubro, superiores a 1.000 mm, causaram consideráveis danos à produtividade na região, refletindo em perda pouco superior a 15%.
Fonte: Emater/RS-Ascar