O GlobalSynchGroup, realizado anualmente pela GlobalGen vet science, que comemora a marca de 10 milhões de sincronizações no mercado brasileiro, vem conquistando um importante espaço entre os principais eventos do calendário pecuário. A edição deste ano será em Goiás, iniciando-se com um dia de campo na JBJ Agropecuária, na cidade de Nazário, no dia 30/07, e dois dias de discussões no K Hotel, em Goiânia, com a participação de pesquisadores renomados do setor, em 31/07 e 01/08.
Entre os especialistas convidados estão Roberto Sartori (ESALQ/USP), Pietro Baruselli (FMVZ/USP) e Leonardo Melo (UFG), responsáveis por dezenas de estudos relacionados à inseminação artificial em tempo fixo (IATF). Também participam da programação o gerente de fomento da ABCZ, Ricardo Abreu; representantes de algumas das maiores centrais de inseminação artificial do país e toda a equipe técnica da GlobalGen.
“Por apresentar o que há de mais recente nas tecnologias reprodutivas para o gado de corte, o GlobalSynchGroup é um grupo de estudos em reprodução de bovinos de corte de extrema importância à pecuária nacional. Serão três dias de evento para discutir as tendências do mercado da carne, da inseminação artificial e dos protocolos de IATF, além de temas pontuais como sanidade e bem-estar animal”, explica Alexandre Prata, gerente técnico da GlobalGen.
O especialista destaca entre as novidades desta terceira edição, a participação do professor Pietro Baruselli, uma grande referência na pecuária de corte, que vai contribuir com discussões sobre o uso de programas de ressincronização para otimizar a eficiência reprodutiva e de tecnologias de reprodução para aumentar a produtividade e reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Também ressalta a presença do professor Leonardo Melo. Ele apresentará resultados recém-publicados de protocolos de indução de ciclicidade em novilhas, um experimento feito em parceria com uma das maiores fazendas do Brasil. Roberto Sartori é o único, entre os três, que esteve presente em todas as edições e vem se dedicando, especialmente, ao estudo de novilhas precoces.
Por fim, a programação indoor encerrará com um painel com as principais centrais de biotecnologia e inseminação artificial, onde os melhores especialistas de cada empresa estarão reunidos para um debate descontraído sobre mercado, programas de melhoramento genético, cruzamento industrial e o futuro da pecuária de corte. “Além disso, os participantes do GlobalSynch receberão em primeira mão uma novidade no portfólio da empresa”, complementa.
JBJ Experience – O primeiro dia do GlobalSynch Group será na JBJ Agropecuária, onde será possível acompanhar in loco o sistema de produção de um dos maiores grupos de fazendas do Brasil. “Veremos como é feito o manejo reprodutivo das fêmeas, a recria dos bezerros e o confinamento. Por fim, conheceremos a genética JBJ, que promete colocar muitos touros em centrais de inseminação artificial nos próximos anos”, conclui o gerente técnico da GlobalGen.