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Home»EXCLUSIVO»A importância da manutenção das hidrovias para o agronegócio gaúcho
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A importância da manutenção das hidrovias para o agronegócio gaúcho

Leandro Mariani MittmannPublicado por Leandro Mariani Mittmann25/11/2024Nenhum comentário3 Min de Leitura
Fábio Avancini Rodrigues, da Hidrovias RS: as manutenções tanto de dragagem como de sinalização devem ser feitas de maneira contínua

O governo do Rio Grande do Sul informou que a dragagem emergencial do canal de Itapuã, na Lagoa dos Patos, deve começar nos próximos dias.

E o coordenador da Comissão de Infraestrutura e Logística da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e diretor da Hidrovias RS, Fábio Avancini Rodrigues, destacou no programa A Granja na TV de sexta-feira, 22, na Ulbra TV, a relevância desta obra vistos os efeitos da enchente de maio.

Rodrigues lembrou ainda que a via hídrica é fundamental para uma série de transporte de cargas, inclusive para matérias-primas e produtos do agro, como fertilizantes, defensivos químicos e grãos em sentido à região metropolitana ou para o Porto de Rio Grande.

Também ressaltou a importância econômica e ambiental da via hidroviária numa comparação ao transporte rodoviário.

Localização das hidrovias gaúchas (Fonte: Hidrovias RS)

“É preciso um entendimento melhor do modal hidroviário com a sua redução de custos, a baixa emissão de carbono com o grande volume de carga transportada”, disse Rodrigues.

Além da emergência

“Mas para que isso aconteça, tem que ter uma via ou, como se diz, uma hidrovia que esteja sinalizada e com os calados adequados. E para que isso aconteça, não podemos viver só de regime de emergência”.

“Temos que entender que para que tudo flua como uma estrada, ela tem que ter os melhores tipos de conservação”, afirmou.

“No caso da estrada, vai lá e tapa um buraco, conserta uma galeria e sinaliza”.

Via mais barata

“Na hidrovia é muito, infinitamente mais barato manter ela funcionando. No quilômetro comparado da hidrovia com o quilômetro comparado da estrada é infinitamente menor o investimento necessário para que essa via fique disponível em todo o tempo”, complementou.

É importante também que estes investimentos sejam continuados e não só em momentos de emergência como estamos vivendo agora. A cheia com certeza contribuiu trazendo sedimentos para a hidrovia também, mas antes de toda a enchente já era alertado o provável colapso do sistema hidroviário do Rio Grande do Sul, principalmente na chegada ao porto de Porto Alegre nos períodos de verão, quando tem naturalmente uma diminuição dos níveis do lago Guaíba e, consequentemente, uma diminuição do calado também.

Fábio Avancini Rodrigues, diretor da Hidrovias RS

“Então é importante que todas estas manutenções tanto de dragagem como de sinalização sejam feitas de maneira contínua”.

Mais sobre o agro gaúcho em Emater-RS e agricultores seguem no trabalho para a recuperação dos solos após a tragédia climática

A entrevista completa, assim como o programa na íntegra e mais informações sobre o agro gaúcho e brasileiro na edição de A Granja na TV de sexta-feira, 22 de novembro (Canal 48.1 TV Digital e 521 da NET Porto Alegre)

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Leandro Mariani Mittmann

    Editor do portal A Granja Total Agro, jornalista formado pela Unisinos/RS, com MBA em Agronegócios pela Esalq/USP e especialização em Cultura Digital e Redes Sociais pela Unisinos.

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