Com grande participação em toda a cadeia do agronegócio, o engenheiro agrônomo utiliza seus conhecimentos de várias áreas para potencializar a plantação, a criação de rebanhos, de peixes, de crustáceos, além de animais exóticos. Em outras palavras, o profissional cuida do que é ligado à produção agrícola e pecuária. Desde o planejamento à execução de projetos de tecnologia rural, passando pelo plantio ou abate, até a fiscalização de produtos para consumo interno ou externo (destinos internacionais).
Atuação

Os engenheiros agrônomos são profissionais com “sólida formação básica e conhecimentos” em, pelo menos, sete campos:
- recursos naturais/manejo ambiental;
- produção vegetal;
- produção animal;
- biotecnologia;
- economia, administração e sociologia rural;
- engenharia de biossistemas (agrometeorologia, máquinas e implementos, georreferenciamento/topografia, construções rurais/ ambiência e irrigação/drenagem; e
- processamento de produtos agropecuários.
A área de atuação desses profissionais passa por todas as fases das cadeias produtivas:

1) “antes da porteira”: planejamento agropecuário, crédito e seguro rural, insumos agrícolas (fertilizantes, sementes e defensivos), máquinas e implementos…
2) “dentro da porteira”: produção de alimentos, como grãos, frutas, hortaliças, carnes, ovos, leite; fibras, como algodão, madeira, celulose; energia, como biomassa; plantas ornamentais e flores…
3) “depois da porteira”: beneficiamento, armazenamento, transporte e comercialização dos produtos agropecuários”, lembram.
Dia do Engenheiro Agrônomo
Em 12 de outubro, comemora-se o Dia do Engenheiro Agrônomo. Nesta data, em 1933, a profissão foi regulamentada. A edição de outubro da A Granja veicula um artigo ressaltando a relevância deste profissional de atuação nas áreas de ciências biológicas, exatas e humanas, texto dos engenheiros agrônomos José Otávio Menten, Mateus Mondin e Gerhard Bandel. Eles são professores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) e responsáveis pela disciplina Introdução à Engenharia Agronômica.

Os profissionais resumem: “O engenheiro agrônomo é o profissional com maior participação no agro. Embora existam trabalhadores de diversas áreas atuando, como médicos veterinários, zootecnistas, economistas, administradores, advogados, biólogos, engenheiros florestais, engenheiros de pesca, engenheiros agrícolas, engenheiros ambientais, gestores ambientais, engenheiros de produção, cientistas de alimentos, nutricionistas, engenheiros químicos, químicos, meteorologistas, geógrafos, médicos, jornalistas, comunicadores, engenheiros agrimensores, os engenheiros agrônomos destacam-se pela participação mais frequente.”
Para assinar A Granja e ler o artigo completo, clique aqui.
Nesta quinta-feira, às 9h, tem live com José Otávio Menten (assista ao vídeo abaixo) sobre o tema, no Instagram A Granja Total Agro. Você pode acompanhar clicando aqui.
Imagens: Divulgação Esalq/USP