Na próxima terça-feira, 19, a entrevistada do Coffee Break é a primeira leiloeira rural do Brasil, Patrícia Cáceres. A profissional retomará o martelo da Guará Remates na 1ª Feira do Terneiro Búfalo da Fronteira-Oeste, em 27 de outubro.
Na live, falará sobre o evento. Além disso, contará como é dar continuidade ao trabalho iniciado pelo pai, Pedro Paulo Gonçalves. Siga @agranjatotalagro e participe!
Agende-se
- O quê? Live Coffee Break
- Quando? Terça-feira, 19/10, às 9h
- Entrevistada: Patrícia Cáceres, leiloeira rural
- Repórter: Thaise Teixeira
A leiloeira
Patrícia Cáceres iniciou a carreira de leiloeira rural ao lado do pai, aos 18 anos, em 1988. É filha do fundador do Escritório Guará, Pedro Paulo Gonçalves. Ele foi referencial como leiloeiro e pecuarista na Fronteira-Oeste, entre 1960 e 2020, quando faleceu.
Além de ser a primeira mulher a exercer a atividade no país, foi pioneira no Uruguai. Trabalhou por mais de oito anos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Deixou de lado a profissão para constituir família no Rio de Janeiro, onde mora seu filho, Alberto Felipe. Atualmente, é também fonoaudióloga especialista em voz e professora de oratória.
Está à frente – há cinco anos – da coluna Sua Voz na Escuta da BandNews FM. Foi preparadora dos jornalistas de rádio e TV da Band Rio. Agora, Patrícia retoma o legado do pai junto com seu irmão, o também leiloeiro Rafael Cáceres Gonçalves.
Feira
Atividade tradicional na Fronteira-Oeste do Estado, a criação de búfalos ganha agora um evento anual. A primeira edição será realizada no dia 27, às 20h.
Trata-se da Iª Feira do Terneiro Búfalo da Fronteira-Oeste. São 500 animais inscritos para serem ofertados por meio de leilão virtual a cargo do Escritório Guará. A transmissão será pelo Lance Rural, com apoio da Parceria Leilões e Fábio Crespo.
O plantel é composto de machos e fêmeas das raças de búfalos presentes no Estado (murrah, mediterrâneo e jafarabadi). Basicamente, nascidos entre janeiro e abril, da safra 2021.
Os terneiros têm peso estimado de 180 a 200 quilos. A precocidade, a produtividade e a longevidade são qualidades dos bubalinos que beneficiam os produtores da espécie.
Bubalinos
A bubalinocultura vive um momento de crescimento no país. A carne apresenta menos colesterol, menos caloria, menos gordura e mais proteínas e nutrientes. Além disso, o leite é naturalmente isento da proteína betacaseína A1, potencial causadora de indigestibilidade e problemas gástricos.
Por isso, os laticínios que processam leite de búfala em diferentes estados não dão conta da demanda. As informações são do presidente da Associação Brasileira de Criadores de Búfalo (ABCB), Caio Vinícius Di Helena Rossato. Ele é médico veterinário e sócio-proprietário do laticínio Família Rossato, em Pilar do Sul (SP).
Leilão
- O quê: Iª Feira do Terneiro Búfalo da Fronteira-Oeste (leilão virtual)
- Quando: 27 de outubro, às 20h
- Onde: Canal Lance Rural
- Promoção: Escritório Guará (Rosário do Sul), leiloeira Patrícia Cáceres
- Apoio: Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu)
- Informações: (21) 99627-2706 / (55) 99648-8492 / (55) 3231-2000
Mulheres
O leilão tem apoio da Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu). A entidade é presidida, desde setembro, pela primeira mulher eleita para o cargo, Desireé Möller. Em seu mandato, a criadora e médica veterinária quer unir os criadores já existentes e atrair novos à atividade.
Outra representante do gênero feminino, também pioneira no seu ofício, é peça-chave do leilão, Patrícia Cáceres.
Fotos: Ascribu/Divulgação e arquivo pessoal