O risco está presente no cotidiano do agricultor. A atividade, por si só, é de alto risco. Produtores estão sujeitos a problemas, como questões climáticas e ataques de pragas. A administração geral do agronegócio, da produção à comercialização, é uma tarefa árdua.
Informação qualificada
No entanto, para sojicultores, torna-se mais difícil ainda, pois os preços da soja são voláteis e dependem da macroeconomia. Assim, uma má gestão financeira pode ser catastrófica.
“Produtores rurais devem buscar informação qualificada para melhor administrar seus recursos”. Isso é o que defende Leonardo Sologuren, presidente do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), que promove as melhores práticas de sojicultura.
Segundo o diretor, dia 25 de outubro, o Cesb abrirá as inscrições para a 14ª Edição do Desafio Nacional de Máxima Produtividade. Para mais informações e inscrição, basta clicar aqui.
“A gestão financeira sempre foi um tema de preocupação dos produtores rurais, porém, muito pouco adotado na prática. Essa é uma atividade que exige o mínimo de capacitação.”
Leonardo Sologuren
Gestão
De acordo com Sologuren, para uma boa gestão é importante entender alguns conceitos. Dentre eles, margem de contribuição, fluxo de caixa e Retorno Sobre o Investimento (ROI). “Saber o preço dos produtos na ponta da língua não é gestão financeira. A gestão busca a alocação do capital da melhor forma possível. Trazendo transparência ao acionista e oportunidades de alocação do lucro”, pontua.
Sologuren afirma que o fluxo de capital envolvido em uma atividade agrícola é elevado. Em razão disso, o produtor precisa captar recursos previamente para a compra de insumos e geração de caixa, além de investir em tecnologia. Para facilitar, é importante:
- 1. Ter um profissional dedicado a área financeira e contábil;
- 2. Utilizar softwares de gestão que controlem entradas e saídas;
- 3. Buscar capacitação mínima sobre gestão financeira;
- 4. Realizar um curso de formação de preço e comercialização de soja. Essa é uma atividade fundamental para ter o negócio direcionado por margens, e a partir daí saber realizar operação no mercado futuro ou de opções que possam mitigar os riscos de perda.
Sustentabilidade
Uma boa gestão financeira está também associada à sustentabilidade. “Há cada vez mais uma pressão global a respeito de práticas sustentáveis. Produzir mais soja na mesma área significa menor pressão por desmatamento.” Segundo Sologuren, produtores de alta performance deveriam sim, receber prêmios adicionais sobre o preço da soja em virtude de reduzir a pressão por aumento de área.
O presidente opina que modelos financeiros de monetização para estimular essa prática, assim como metodologias para certificar a performance produtiva e a sustentabilidade do negócio (que envolve, além do tema ambiental, a questão socioeconômica) são pilares que se tornarão cada vez mais fortes na sociedade.
Imagem: Wenderson Araujo/CNA