Os avanços em modernização da agricultura têm relação direta com o aumento do tamanho e do peso das máquinas agrícolas. E, neste contexto, o tráfego das máquinas torna-se uma das principais causas da compactação do solo.
Artigo
E este é um grande limitante da produtividade. Para abordar tema tão relevante, a edição da Revista A Granja de outubro veicula artigo sobre a importância do tráfego controlado. O trabalho é de Wellingthon da Silva Guimarães Júnnyor e Battistuzzi Martins, professores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Cassilândia/MS.
“O tráfego controlado, ou controle de tráfego, tem como objetivo alinhar todas as rodas das máquinas para as operações de manejo da cultura, restringindo seu uso a faixas de tráfego definido permanentemente, evitando, dessa forma, o tráfego em área total”, destacam os articulistas.
“A zona não trafegada resulta em melhorar a estrutura do solo, permitindo que seja favorável ao desenvolvimento radicular, à manutenção de carbono orgânico e ao maior armazenamento e infiltração de água no solo”.
O artigo está publicado na seção Plantio Direto e Sustentabilidade. Para ler o texto completo, clique aqui.