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Home»Negócios»Vinícola Guatambu tem crescimento de 80% em dois anos
Negócios Atualização:19/11/2021

Vinícola Guatambu tem crescimento de 80% em dois anos

Carla SantosPublicado por Carla Santos18/11/2021Atualização:19/11/2021Nenhum comentário3 Min de Leitura
Fotos: Ascom/Guatambu

O cenário da pandemia alterou hábitos de consumo de vinhos no mundo. E o Brasil foi um dos países de maior mudança. Para se ter uma ideia, a venda de vinhos bateu recorde no primeiro semestre deste ano no país. De acordo com a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), o consumo da bebida alcançou 41,15% em relação ao mesmo período em 2020.

Ou seja, passou de 10,8 milhões de litros para 15,2 milhões de litros consumidos no primeiro semestre. O número é muito próximo dos 15,4 milhões de litros consumidos ao longo de todo o ano de 2019.  

Espumantes

Fotos: Guatambu/divulgação

A venda de espumantes também cresceu. Os tipos brut e moscatel, por exemplo, tiveram aumento em 2021 de 52% e 43%, respectivamente. A alta do dólar – que encarece o produto importado – e o aumento da qualidade do vinho nacional ajudaram nesse salto positivo para as bebidas nacionais. Especialmente para as da Vinícola Guatambu, localizada em Dom Pedrito, na Campanha Gaúcha. 

A marca teve um incremento nas vendas bastante considerável nos últimos 2 anos. Em 2020, os números já haviam subido em 31% na comparação com 2019. Mas em 2021, quando comparado com igual período ao ano passado, a alta chegou a 49% na comercialização de vinho.  

A soma da expansão de 2020 e 2021 chega aos 80% do faturamento bruto. Resultado sobretudo da venda de vinhos e espumantes. A informação é de Gabriela Pötter, agrônoma e enóloga da Guatambu.

“A Guatambu investiu muito em tecnologia, pesquisa e equipamentos avançados para produção de espumantes de alta qualidade. O processo já inicia diferenciado ao resfriarmos as uvas antes da prensagem a 5ºC. Isto nos garante um salto de qualidade, pois preserva todos os aromas e sabores das uvas, evitando oxidações.”

Gabriela Pötter

Selo Ip

Embora a região da Campanha no RS produza vinhos há pouco mais de 40 anos, recentemente ganhou o selo IP (Indicação de Procedência). Ele atesta o “terroir” do vinho. Ou seja, é uma espécie de selo de qualidade e originalidade.

A certificação é fruto de pesquisas de cinco anos, estudos de um grupo interdisciplinar sobre a região, em um projeto liderado pela Embrapa Uva e Vinho (RS). Depois, foi analisado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). 

Rótulos repaginados

Identidade

Recentemente, a empresa lançou a nova identidade visual dos espumantes. Segundo a vinícola, representa a cultura do Pampa Gaúcho, como também os novos tempos da Vinícola, com foco maior na marca Guatambu.

A Estância Guatambu é uma empresa familiar com atuação no agronegócio desde 1958. Atualmente, está sob o comando da terceira geração. Visando diversificar seus produtos, iniciou em 2003 o projeto de produção de uvas viníferas, com a implantação do vinhedo com mudas importadas da França e da Itália, em Dom Pedrito, na Campanha Gaúcha. Em 2013, inaugurou a Vinícola Guatambu.  

Com informações de Tati Feldens 

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Carla Santos
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Editora do portal A Granja Total Agro. Jornalista formada pela PUC-RS, com extensão em Estratégias de Marketing para Redes Sociais pela ESPM.

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