quinta-feira, 07 agosto 2025
Instagram Linkedin Twitter Youtube Facebook Whatsapp Spotify
Facebook Twitter Linkedin Instagram Whatsapp Youtube Spotify
Acessar Revistas
Fazer Assinatura
LOGIN
  • Notícias
  • Agricultura
  • Pecuária
  • A Granja Total Play
  • Colunistas
  • Notícias
  • Agricultura
  • Pecuária
  • A Granja Total Play
  • Colunistas
Revistas Fechar
Fechar
  • 📚 Portal Revista A Granja Total Agro
  • – Revista A Granja
  • – Revista AG
  • – A Granja Kids
Revistas
Home»Negócios»Ferrovia Chapecó-Cascavel vai beneficiar agroindústrias do oeste catarinense
Negócios

Ferrovia Chapecó-Cascavel vai beneficiar agroindústrias do oeste catarinense

Carla SantosPublicado por Carla Santos13/12/2021Nenhum comentário3 Min de Leitura
Foto: Fernando

“A permanência e a expansão das agroindústrias no grande oeste catarinense dependem da construção dessa obra”. Assim reagiu o presidente do Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne), José Antônio Ribas Júnior. A fala foi em resposta à decisão do Ministério da Infraestrutura em assinar a autorização para a construção e a operação da ferrovia entre Chapecó, no oeste de Santa Catarina, e Cascavel, no Paraná.

Ligação

O dirigente enfatiza que a ferrovia permitirá ligar a região produtora de grãos do centro-oeste do País com Chapecó. Por isso, será essencial para garantir o suprimento de milho às agroindústrias do grande oeste catarinense.

Ribas avalia que a operação para busca do milho no Brasil Central requer mais de 100 mil viagens de carretas com capacidade média de 30 toneladas que fazem o percurso de 2.200 quilômetros, com elevado custo ambiental e humano. “Isso representa mais de 6 bilhões de reais em fretes, todo ano. Com esse dinheiro é possível construir em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás as mais avançadas indústrias do Planeta”.

Necessidade

O presidente do SINDICARNE acredita que só há um meio para evitar a fuga das agroindústrias: construir a ferrovia norte-sul, ligando o oeste catarinense ao centro-oeste do País. A dependência dessa matéria-prima e as deficiências da infraestrutura logística brasileira, localizadas fora da porteira dos estabelecimentos rurais e agroindustriais, anulam a aptidão e a competência do agronegócio e prejudicam muito mais a agricultura do que as chamadas barreiras externas, como subsídios, quotas e sobretaxas.

 De outro lado, o custo de transporte rodoviário, caso mantenha-se a atual matriz, inviabilizará grandes empreendimentos do agronegócio em solo catarinense. Esse quadro é agravado pelas rodovias em péssimas condições que neutralizam a competitividade das empresas.

 Custos

A opção pela linha férrea reduzirá em 30% o custo do transporte de insumos, como milho e soja.  Santa Catarina necessita de 7 milhões de toneladas de milho por ano e importa 5 milhões de outras regiões do País e do exterior.

A empresa estatal paranaense Ferroeste assumiu o trecho que tem 286 quilômetros de trilhos e uma previsão de investimento privado de aproximadamente R$ 6 bilhões, com possibilidade de  geração de 122 mil novos empregos diretos e indiretos. A ligação Cascavel-Chapecó integra projeto da Ferroeste que conseguiu, também, aprovação para ferrovia entre Maracaju, no Mato Grosso, e o Porto de Paranaguá (PR). Essa ligação ao litoral também interessa às indústrias exportadoras catarinenses.

Marco Legal das Ferrovias

Criado a partir do novo Marco Legal das Ferrovias, o Programa de Autorizações Ferroviárias (Pró-Trilhos) estimula a ampliação da malha ferroviária nacional pela iniciativa privada, por meio do instrumento da outorga por autorização.

O Programa foi criado por meio da Medida Provisória nº 1.065/21, que instaura o instituto da outorga por autorização para o setor ferroviário, autorizando a livre iniciativa no mercado ferroviário. Permitindo, assim, que o setor privado possa construir e operar ferrovias, ramais, pátios e terminais ferroviários.

O Pró-Trilhos aumentará a atratividade do setor privado para realizar investimentos em ferrovias nas modelagens greenfields (novos empreendimentos, ferrovias construídas a partir do “zero”) ou brownfields (empreendimentos que utilizarão ferrovias já existentes, no todo ou em parte).

Até o momento, o Ministério da Infraestrutura recebeu 36 requerimentos de autorização ferroviária, perfazendo 7.780 novos km de ferrovias e investimentos na ordem de R$ 115 bilhões. A expectativa é de que sejam criados 2 milhões de novos postos de trabalho diretos e indiretos, além da diminuição do custo de transporte, da emissão de dióxido de carbono e a modernização da malha ferroviária nacional.

boi gordo campo carne José Antônio Ribas Júnior mercado pecuária SINDICARNE
Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn E-mail WhatsApp
Notícia AnteriorMarcha lenta no mercado da soja
Próxima Notícia Número de bovinos confinados cresce 2% em 2021
Carla Santos
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

Editora do portal A Granja Total Agro. Jornalista formada pela PUC-RS, com extensão em Estratégias de Marketing para Redes Sociais pela ESPM.

Notícias Relacionadas

Fenasoja movimentou 300% a mais em negócios: R$ 3,6 bilhões

16/12/2024
Ler Mais

Arrozeiros preocupados com a diminuição de área e de produção do cereal

16/12/2024
Ler Mais

Conheça a Safeguard our Soils, plataforma que disponibiliza informações para melhorar a qualidade do solo

16/12/2024
Ler Mais

Deixe um Comentário ou Resposta Cancel Reply

Posts recentes
  • Fenasoja movimentou 300% a mais em negócios: R$ 3,6 bilhões 16/12/2024
  • Arrozeiros preocupados com a diminuição de área e de produção do cereal 16/12/2024
  • Conheça a Safeguard our Soils, plataforma que disponibiliza informações para melhorar a qualidade do solo 16/12/2024
  • Os providenciais apoios da Fetag-RS a agricultores e pecuaristas familiares 16/12/2024
  • Momento mais favorável para aquisição de fertilizantes, aponta levantamento 16/12/2024
Comentários
  • Dirce Zago em Pecuária tântrica
  • Jose Pedro Crespo em Pecuária tântrica
  • Eduardo Salles em App Friboi Pecuarista permite gestão do rebanho
  • Eduardo Salles em Desmatamento: 10 mil pecuaristas do MT estão sem frigorífico para abater
  • Eduardo Salles em Adidos agrícolas discutem a promoção do agro brasileiro no exterior

Acesse

  • Página Inicial
  • Revista A Granja
  • Política de Privacidade
  • Fale Conosco

Redes Sociais

Facebook Instagram Linkedin Twitter Youtube Whatsapp

Nossos Canais

  • Acessar TV (YouTube)
  • Ouvir Podcast (Spotify)

Copyright © 2022 EDITORA CENTAURUS LTDA – CNPJ 92.852.565/0001-15 | Todos os direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.