Entre os dias 18/01 e 24/01, a tendência é de chuva abaixo da média em todo o país. Segundo o agrometeorologista Celso Oliveira, ocorrem pancadas de chuva em áreas da faixa leste da Região Sul. Também em áreas de cana de açúcar e café de São Paulo e sul de Minas. Há previsão de chuva forte apenas para o sul da Bahia, região de Marabá, onde está o Rio Tocantins.
Colheita
Para as áreas que já registram excesso de chuva como Tocantins, Bahia, Mato Grosso, não vai parar de chover nos próximos sete dias. Porém, a tendência sobre essas regiões é de mais horas de sol, o que pode contribuir com a colheita.
No Rio Grande do Sul, há condições de chuva para a metade sul. No entanto, a precipitação não será forte em todo o estado gaúcho.
Pelo menos até o dia 26 de janeiro, o calor excessivo persiste em várias cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, oeste de São Paulo, sul do Mato Grosso do Sul. A partir do dia 27/01, há uma tendência do aumento da chuva no Sul do Brasil. Portanto, o calorão deve diminuir.
No Centro-Oeste, região do Matopiba e no Norte do país, estão previstos pancadas de chuva em torno de 50mm entre 25 e 31/01.