Está oficialmente aberta a porteira para os maiores vendedores de touros do Brasil em 2022. A temporada para envio dos dados à sexta edição do Ranking Top 100 já começou para os melhoradores de genética taurina. Os criadores devem acessar o formulário neste link e preencher com informações relativas ao ano de 2021 até o dia 30 de abril. A coleta e compilação das informações são realizadas pela FF Velloso & Dimas Rocha Assessoria Agropecuária, parceira do projeto com a Revista AG.
Volume
De acordo com o médico-veterinário Fernando Furtado Velloso, diretor da FF Velloso & Dimas Rocha Assessoria Agropecuária, um dos sinalizadores das cinco primeiras edições do Top 100 é que a venda de touros taurinos não ocorre em grandes volumes. “Isso não quer dizer que os animais não sejam selecionados ou que a fazenda não tenha grandes rebanhos. É uma questão de perfil”, explica Velloso.
No levantamento, também é possível perceber o papel fundamental dos programas de melhoramento na produção de touros taurinos no País. O Promebo é o mais utilizando, com 59,26% das marcações, e o Pampa Plus fica em segundo lugar com 16,67%.
Revista AG
Os 50 maiores vendedores de touros taurinos do Brasil serão conhecidos na edição de junho da Revista AG, que traz também matéria especial com as cinco primeiras propriedades posicionadas no ranking. O mesmo acontece com os vendedores de touros zebuínos, na edição de julho, quando a consultoria Brasil com Z, responsável pelo levantamento e pela análise dos referidos dados, revela o ranking dos 50 maiores vendedores de touros zebuínos do Brasil. A participação dos zebuzeiros ocorrerá em breve, em link ainda a ser divulgado.
O Top 100 é um ranking anual que tem como objetivo mapear e sinalizar os movimentos do mercado de reprodutores no Brasil. O levantamento também traz o perfil dos vendedores de touros no Brasil, bem como dados de comercialização, métodos de negociação, raças e sobre a utilização de programas de melhoramento.