O Rio Grande do Sul elegeu no primeiro turno das eleições municipais 81 prefeitos que se declararam vinculados ao agronegócio.
Foi a segunda profissão que mais elegeu prefeitos, atrás da ocupação declarada de… prefeito!
Dos 492 municípios que definiram os prefeitos no primeiro turno, 16,46% se denominaram agricultores.
A representatividade do agro no comando das prefeituras foi destacada pelo presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Marcelo Arruda, prefeito do município agrícola de Barra do Rio Azul, em entrevista ao programa A Granja na TV, na Ulbra TV, de sexta-feira, 25.
“E não movimenta só a economia do município”, acrescenta Arruda.
Mais sobre a importância do agro no RS em Porque Dom Pedrito é o gaúcho mais destacado entre os 100 municípios mais ricos do agro brasileiro
“Também gera oportunidades para outros setores. É uma engrenagem muito importante… transporte, prestação de serviços, alimentação, construção civil. Então, é muito importante. E essa presença de prefeitos que vem do agro, e eu acredito que este número seja até maior, porque alguns declararam… às vezes têm duas ou três atividades”, complementou.
Experiência para criar políticas
O presidente da Famurs lembrou que os eleitos e eleitas vão “engrandecer” as novas gestões a partir de 2025.
“Porque estes prefeitos e prefeitas trazem a experiência do campo para realmente criar políticas públicas, para poder estar dialogando com o governo do estado, com o governo federal, com as demais entidades para fortalecer esta atividade. Porque a gente precisa que as pessoas continuem aonde elas são felizes. Morando nos seus municípios, na sua comunidade”, justificou.
“Mas para isso a gente tem que dar infraestrutura necessária, rodovias, conexão à internet, da energia, que chegue com qualidade”.
“A gente sabe o quanto o homem do campo sofre agora com os temporais ou com as energias que acabam nos períodos de pico, de manhã cedo ou no final de dia oscilando. E estas pautas, a Famurs em parceria com os municípios, têm dialogado muito forte para que realmente a gente dê esta infraestrutura necessária”, revelou.
Confira a entrevista completa com o prefeito assim como o programa na íntegra e mais informações sobre o agro na edição de A Granja na TV de sexta-feira, dia 25 de outubro (Canal 48.1 TV Digital e 521 da NET Porto Alegre)