Com projeções otimistas depois de dois anos sem realização do evento presencial, foi aberta nesta segunda-feira a Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação. A tradicional exposição realizada em Ribeirão Preto/SP, tem estimativa de receber mais de 150 mil visitantes até sexta-feira.
A expectativa de negócios é de R$ 6 bilhões entre os mais de 800 expositores que fazem da feira o palco para o lançamento de tecnologias voltadas a diferentes culturas e perfis de produtores. A presença do presidente Jair Bolsonaro movimentou a manhã do primeiro dia da Agrishow. Acompanhado por apoiadores e outras autoridades, o presidente chegou em uma “motociata” e andou a cavalo entre os estandes do evento.
A uma plateia formada por um dos seus públicos mais cativos, o presidente fez um discurso com forte apelo político e enalteceu a importância da agropecuária brasileira no fornecimento de alimentos. O presidente citou a potencialidade do Brasil em ampliar a produção de trigo, hoje estimada em 7 milhões de toneladas. “Podemos chegar a 23 milhões de toneladas, e boa parte disso deverá ser com irrigação em estados como Roraima”, afirmou.
Investimento para crescer
Dirigindo-se ao ministro da Agricultura, Marcos Montes, o presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), João Carlos Marchesan, defendeu a ampliação de recursos para o próximo Plano Safra, lembrando que a modernização da frota de máquinas agrícolas passa pela oferta de crédito oficial.
“Em torno de 50% das máquinas no campo têm mais de 15 anos. Precisamos de previsibilidade para os recursos e de taxas de juros compatíveis com a atividade”, destacou o dirigente, citando a importância do aporte de verbas para os programas de aquisição de equipamentos, de construção de armazéns e de instalação de projetos de irrigação. Marchesan frisou a necessidade de R$ 32 bilhões para o Moderfrota.
Na sua última edição presencial, em 2019, a Agrishow contabilizou R$ 2,9 bilhões em comercialização e intenção de negócios, um incremento de 6,4% em relação à edição de 2018. O público visitante foi de 159 mil pessoas.
A jornalista viajou a convite do Pool de Imprensa da Agrishow 2022