A Fazenda São Francisco, em Jaguarão, será palco para a 10ª Abertura Oficial da Colheita do Milho no Rio Grande do Sul, com solenidade marcada para 10 de fevereiro, às 11h30. Mas atividades técnicas estão previstas para começar a partir das 7h, com estações demonstrativas de cultivo de milho em terras baixas.
“A abertura deste ano foi levada para a Metade Sul, para mostrar o potencial do milho em terras baixas com irrigação em sulcos em camalhões, uma tecnologia que tem dado excelentes resultados”, conta o diretor de Políticas Agrícolas e Desenvolvimento Rural da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Paulo Lipp.
Desenvolvida pela Embrapa, a tecnologia de sulco-camalhão estabelece uma zona de cultivo com solo mais profundo e descompactado, ideal para o desenvolvimento radicular das culturas. Os sulcos possibilitam a irrigação e drenagem da lavoura. As estações demonstrativas que estarão disponíveis para visitação durante o evento mostrarão detalhes deste projeto, além de procedimentos corretos de secagem e armazenagem de milho.
As inscrições para os roteiros técnicos podem ser feitas em www.jaguarao.rs.gov.br/abertura-da-colheita-do-milho-2023
A Abertura da Colheita do Milho tem como organizadores: Governo do Estado, Apromilho/RS, Abramilho, Prefeitura Municipal de Jaguarão e a Fazenda São Francisco (Grupo Quero-Quero).
Leia também: Mapa e MDA definem estratégias para fortalecimento da produção e comercialização de alimentos
Fonte: Agricultura RS