Comparativo da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) mostra que, em quatro anos, o número de contratos de consórcio de máquinas agrícolas aumentou 326,5%. O levantamento considera o período de janeiro a maio dos anos de 2018 a 2022. Saiu de 7.47 mil cotas, em 2018, para 31.86 mil, em 2022.
Segundo Jorge Freire, CEO do BomConsórcio, primeira empresa B Certificada do Sistema de Consórcios, esta modalidade de compra tem uma contribuição crescente na expansão do agronegócio em todo o País, seja por facilitar a aquisição de máquinas e implementos agrícolas ou até mesmo drones e outros equipamentos para observação, segurança e geração de energia.
Para o CEO do BomConsórcio, o sistema de consórcio mantém um processo de crescimento consistente no país, demonstrando uma alta em inúmeros segmentos, em especial no setor de veículos pesados. A região Sudeste foi onde ocorreu o maior registro de adesões no segmento, com 39,1%. O Sul ficou em segundo lugar, com 25,1%; seguido do Centro-Oeste, com 15,9%; o Nordeste, com 11,5%; e o Norte, com 8,4%.
De forma complementar, a entrada de novos consorciados, hoje, é favorecida pelo fato de a modalidade contar com alternativas práticas em caso de desistência. “A operação montada pelo BomConsórcio em parceria com algumas das maiores administradoras de consórcios do País possibilita a recuperação do dinheiro pago em condições justas e sem burocracia”, promete Freire.
Mercado favorece consórcio de máquinas agrícolas
Uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea-USP), em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), mostrou que o Brasil é, atualmente, o terceiro maior produtor de alimentos e fibras do mundo, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos.
De acordo com Freire, esses números mostram o agronegócio como um importante pilar da economia brasileira e que, nas últimas quatro décadas, se consolidou como uma das maiores participações do PIB e uma referência de produção, tecnologia e riquezas.
Veja como foi a oferta de consórcios na Agrishow clicando aqui.