Termina nesta segunda-feira (26) o prazo para a comunicação da vacinação contra a febre aftosa no estado de Mato Grosso. É a última vez que os pecuaristas matogrossenses farão esse processo, já que o estado encerrou a etapa de vacinação em 17 de dezembro, depois de 30 anos de imunização do rebanho.
Para realizar a comunicação da vacinação, o pecuarista pode utilizar o “Módulo do Produtor”, na internet, dentro do site do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso.
Avanço no calendário
Mato Grosso, Goiás, Espírito Santo Mato Groso do Sul, Tocantins e Distrito Federal tiveram a vacinação suspensa pelo Ministério da Agricultura este ano. A medida faz parte do calendário do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (Pnefa) e o próximo passo é o pedido de certificação internacional junto à Organização Mundial de Saúde Animal (antiga OIE).
Com esse passo, conforme informações do Indea-MT, aproximadamente, 113 milhões de bovinos e bubalinos deixarão de ser vacinados, o que corresponde a quase 50% do rebanho total do país.
Atualmente, cinco estados (RS, SC, PR, AC, RO) e partes de Mato Grosso e Amazonas são considerados áreas livres de febre aftosa sem vacinação, com reconhecimento internacional.
O Brasil já exporta carne para mais de 150 países e a medida poderá qualificar os mercados, agregando valor e permitindo o ingresso em importadores mais exigentes.
Leia mais: Mato Grosso Encerra vacinação após 30 anos