A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS realiza hoje (16), em Ijuí, o 10° Grito de Alerta. Conforme os organizadores, em torno de cinco mil agricultores familiares participam do protesto na cidade do Noroeste do estado. A atividade tem como objetivo a chamar a atenção da sociedade para a realidade vivida pela agricultura e pecuária familiar no Rio Grande do Sul.
Entre os fatores presentes na pauta do protesto estão a política de preço dos combustíveis, os elevados custos de produção, além da reivindicação por mais recursos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar e Programa de Aquisição de Alimentos. O retorno do subsídio para a energia elétrica no meio rural e a valorização do salário mínimo também estão na pauta da entidade. A entidade já enviou documentos de reivindicações ao Ministério da Agricultura e governo gaúcho.
Porto Alegre também tem protesto
Outro grupo de pequenos produtores realizou na manhã desta quarta-feira, protestos em frente à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. A ação chegou a bloquear o trânsito em alguns momentos na Avenida Getúlio Vargas. O protesto, liderado por diferentes entidades, tem como objetivo exigir soluções do governo estadual para a crise gerada pela estiagem. Atualmente, o Rio Grande do Sul tem mais de 400 municípios em situação de emergência por causa da falta de chuvas.