O Brasil ambientalmente sustentável em suas práticas e ações agrícolas e pecuárias, inclusive num contexto de pressões ambientais internacionais. Estas foram as pautas do webinar com especialistas promovido pelo YouTube d’A Granja Total Agro, na sexta-feira, 21.
Potência ambiental
“Por que o Brasil, além de uma potência agrícola, é uma potência ambiental, talvez a maior do mundo?”, questionou Bernardo Pires. Ele é gerente de Sustentabilidade da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).
Pires ainda expôs uma série de dados sobre quanto a adoção de tecnologias pelos produtores evitou a abertura de novas áreas para a produção de alimentos.
Algodão responsável
Já o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Júlio César Busato, destacou o programa empreendido pela entidade, o Algodão Brasileiro Responsável (ABR). “Nós temos o programa de algodão sustentável em nível mundial.”
Mas, por que o ABR tem o pilar ambiental e o que é isso? “É seguir 100% as normas do Código Florestal Brasileiro”, resumiu o dirigente da pluma.
Código florestal
E o assunto Código Florestal foi abordado no debate pela consultora e advogada especialista em direito socioambiental Samanta Pineda. “Nem uma lei (ambiental) no planeta todo tem esta proteção que nós temos. Só nas Áreas de Proteção Permanentes (APPs) estaríamos na frente. Mas tem mais. A gente tem as Reservas Legais que são áreas de 20%, 35% e 80% em que o particular presta serviço público”, esclareceu.
O evento na íntegra pode ser acessado clicando aqui.