O agro está entre os setores mais admirados (68%) entre os entrevistados brasileiros. É o que mostra a pesquisa inédita intitulada “Percepções Sobre o Agro. O Que Pensa O Brasileiro”, idealizada pelo Movimento Todos a Uma Só Voz.
A maior perda na comparação é para o setor de saúde. A pesquisa mostra ainda que 43% dos entrevistados possui grande envolvimento com o agro.
E o setor é considerado como muito importante para o dia a dia desse perfil, que tem uma proximidade com o setor por ter familiar trabalhando no agro ou já ter atuado.
E 24% possui médio conhecimento e médio envolvimento com o agro, e 33% representa o perfil mais distante do agronegócio. Esse distanciamento se dá pelo baixo envolvimento e conhecimento do agro.
Agro é alimento
Ainda sobre algumas percepções, a imagem dos brasileiros mais associada ao agro é alimento (78%).
No total da amostra, com 4.215 entrevistas, a maioria (65%) declarou ter uma atitude positiva em relação ao agro. Quem já trabalhou ou tem parentes que trabalham no agronegócio tendem a avaliar o setor de maneira mais positiva: 84% e 80%, respectivamente.
Os desfavoráveis
O grupo distante ou desfavorável ao setor representa uma parcela significativa da população (33%). Este grupo é composto por 51% de respondentes na faixa de 15 a 29 anos: um público mais jovem e que é o consumidor do futuro.
De uma maneira geral, a faixa etária de 30 a 59 anos tendeu a ser mais crítica que o total da amostra em aspectos ambientais.
Para 38% das pessoas nesta faixa etária, o agro é um dos principais responsáveis pelos impactos ambientais do país, o dobro do total da amostra (19%).
E, ainda nesta faixa etária, para 31%, o agro faz uma má utilização dos recursos hídricos, quase o triplo do total da amostra (11%).
Para admirar é preciso conhecer
Rovai explica que a pesquisa é um raio-x abrangente para entender, de forma realista e embasada por uma metodologia robusta, o que os brasileiros pensam sobre o agronegócio.
Ainda de acordo com ele, o levantamento faz parte do projeto de construção da marca “Agro Brasil” que pretende estimular a empatia dos brasileiros pelo agro para ajudar a fortalecer o setor e gerar novas oportunidades.
Rovai aponta que, atualmente, não há dados públicos sobre a percepção dos brasileiros sobre o setor. Afinal, só existem pesquisas privadas sobre o tema, de acesso limitado aos contratantes e não abertas ao mercado.
4.215 entrevistas
As perguntas da pesquisa foram aplicadas em uma amostra nacional, com 4.215 entrevistas, para representar os principais estratos e perfis da sociedade brasileira.
E foi realizada pela Brazil Panels, considerado o maior painel digital do País, com mais de 2 milhões de pessoas cadastradas e ativas.
Essa amostra seguiu as cotas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para gênero, idade, classe social (por faixa de renda familiar) e regiões geográficas.
No total, a pesquisa contemplou entrevista com mulheres (52%) e homens (48%) com pessoas entre 15 a 29 anos (30%); 30 a 59 anos (52%) e mais de 60 anos (18%), divididas nas classes A (1%), B (11%), C (39%) e D/E (49%) nas Sudeste (42%), Nordeste (26%), Sul (14%), Norte (9%) e Centro-Oeste (9%).
Sobre o Todos a Uma Só Voz
Lançado oficialmente em fevereiro de 2021, conta com a ajuda de diversas associações, empresas e profissionais que trabalham unidos em prol de gerar e disseminar conhecimentos de boa qualidade e estimular a empatia da população urbana pelo campo e pelos produtores e produtoras.
A íntegra da pesquisa está no site do Movimento Todos a Uma Só Voz: www.todosaumasovoz.com.br
Fonte: Movimento Todos a Uma Só Voz