O agronegócio representa 74% de todas as exportações catarinenses. Este é apenas um dos números que mostram a dimensão que a agricultura e a pecuária representam para a economia e sociedade de Santa Catarina.
Outras considerações sobre o setor agropecuário do estado estiveram em destaque no programa Coffee Break com Edilene Steinwandter, presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). O programa é promovido pela A Granja Total Agro.
Pesquisas
A dirigente ressaltou ainda os impactos da pesquisa agropecuária e da extensão rural da Epagri na produção catarinense de alimentos para o Brasil e ao mundo. Conforme ela, desde a criação da empresa, 30 anos atrás, a produtividade do arroz catarinense passou de 2 mil quilos/hectare para quase 8 mil.
“Por que eu trago esta realidade? Porque é reflexo das empresas que antecederam a Epagri e também do nosso trabalho”, destacou. Edilene refere-se às empresas que se fundiram para criar a Epagri, a Acaresc (assistência técnica e extensão rural), a Empasc (pesquisa agropecuária) e a Acarpesc (pesca).
“Nós trabalhamos com os mercados mais exigentes do mundo”, lembra Edilene. O bate-papo na íntegra está neste link.