A Be220, empresa de tecnologia especializada em desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, está iniciando a nacionalização do AbigeApp, que pode ajudar no combate ao furto de gado.
A solução disponibiliza um software com armazenamento em nuvem para o registro de animais a campo, como bovinos e equinos, e dos proprietários.
Os órgãos de Segurança e Fiscalização utilizam um aplicativo com inteligência artificial para consultar o software, identificar a propriedade de animais e agilizar a investigação em crimes de furto.
O app utiliza recursos de inteligência artificial para comparar, em poucos segundos, a semelhança entre os traços das marcas de animais registradas no software e os traços do desenho da marca feito pelos agentes de segurança na tela do aplicativo.
A tecnologia substitui os livros de papel usados hoje neste serviço e está em operação no Rio Grande do Sul desde 2021.
O banco de dados atual conta com 9.000 registros (marcas e sinais) de animais, 14.000 pecuaristas, 55.000 pesquisas feitas pelos órgãos de Segurança e Fiscalização do RS no app e 130 usuários destes órgãos. A ferramenta tem como público principal prefeituras, associações e federações rurais.