Demanda doméstica retraída deve manter as cotações do arroz em baixa nas próximas sessões. A previsão é do analista da Safras & Mercado, Gabriel Viana. O Rio Grande do Sul, principal referencial do país, registrou a média da saca de 50 quilos do cereal em casca em R$ 65,22, dia 11. Uma queda de 3,76% na comparação com a semana anterior.
Comparação
Já na relação com o mesmo período de outubro, o número é 11,40% menor. A diferença é maior ainda frente aos resultados do mesmo período do ano passado: 37,83% inferior.
Segundo Viana, a situação deve se manter até que a exportação ganhe força e enxugue o mercado doméstico. “A saca de 50 quilos de arroz em casca já é ofertada abaixo de R$ 65,00 em algumas localidades do Rio Grande do Sul”, destaca.
Entretanto, a boa notícia é que o valor internacional na Bolsa de Mercadorias Chicago está 20% maior que o nacional, quando convertido em reais. “Isto dá suporte para que as exportações voltem a subir”, pondera.
“Já o preço doméstico precisa estabilizar primeiro, antes de se pensar em uma reação.”
Gabriel Viana
Viana afirma não acreditar que o Brasil possa voltar a exportar mais de 700 mil toneladas, como na temporada 2020/21. “O superávit na balança do arroz em 2021/22 deve ser pequeno”, aposta. De acordo com ele, a abertura de novos mercados é difícil.
Imagem: Canva Pró