Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as vendas externas de arroz em casca atingiram 27,75 mil toneladas até a segunda semana do mês de julho, enquanto as exportações do produto beneficiado alcançaram 34,57 mil toneladas no período. Já as importações do cereal beneficiado somaram 46,29 mil toneladas no período. No momento, não foram reportadas compras externas para o arroz em casca.
No total, as exportações de arroz (base casca) atingiram 599,75 mil toneladas na temporada 2023/24 (março/junho), frente a 600,62 mil toneladas exportadas no mesmo período da temporada anterior. Já as importações do cereal totalizaram 523,35 mil toneladas (base casca) de março a junho, frente a 630,72 mil toneladas importadas na temporada anterior no mesmo período.
Leia mais: Reforma tributária onera produtor pessoa física
“Em vista disso, a balança comercial do arroz segue registrando superávit na temporada atual, com aproximadamente 76,4 mil toneladas de saldo positivo”, destaca o analista de SAFRAS & Mercado, Evandro Oliveira. “Na temporada anterior, o saldo era negativo em cerca de 30,1 mil toneladas”, lembra.
Fonte: Agência SAFRAS