A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizará, nesta quinta-feira, 26, Reunião Técnica para apresentação do Bolsa Exportação à comunidade gaúcha.
O programa da Agência tem o objetivo de atender até 500 empresas e cooperativas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Por meio da iniciativa, cada empresa poderá receber até R$ 20 mil, que serão utilizados para mitigar as consequências da catástrofe em suas exportações.
A reunião técnica marca o lançamento do projeto no estado e ocorrerá na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre, às 9h.
Haverá transmissão online.
Durante o evento, que será aberto ao público interessado, serão apresentados os detalhes do projeto às empresas gaúchas e as regras da chamada pública.
Além disso, haverá espaço para sanar dúvidas e apresentar os demais serviços de apoio ao exportador oferecidos pela ApexBrasil.
“A ApexBrasil é uma parceira do empreendedorismo gaúcho e, nesse momento de reconstrução, quer estar, mais uma vez, ao lado dos empresários e empresárias”, afirma Clarissa Furtado, gerente de Competitividade da ApexBrasil.
“O projeto cobrirá custos para participação em eventos durante este ano, incluindo viagens para eventos de negócios e gastos associados, como envio de amostras e montagem de estandes, para que as empresas gaúchas continuem ganhando o mundo”, complementa.
A cerimônia contará com a participação dos representantes da ApexBrasil: Ana Paula Repezza, diretora de Negócios; Clarissa Furtado, gerente de Competitividade; e Gabriel Isaacsson, gerente do Escritório para a região Sul (EA Sul).
Mais sobre mercado externo em Carne bovina se destaca com recorde nas exportações do agro brasileiro em agosto
Além disso, estarão presentes representantes da Fiergs, da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC-RS).
Bolsa Exportação
O Projeto Bolsa Exportação – Edição Rio Grande do Sul será destinado exclusivamente às empresas e cooperativas com matriz ou filial no Rio Grande do Sul (CNPJ 14) que foram afetadas pela catástrofe climática no estado.
O intuito é atenuar as consequências para as exportações e contribuir para manutenção do emprego e renda na região por meio de ações de promoção comercial.
As empresas interessadas poderão se inscrever para receber reembolso no valor de até R$ 20 mil para custeios de despesas com viagens de negócios, envio de amostras de produtos, montagem de estandes e serviços de matchmaking, diretamente relacionados a projetos realizados pela ApexBrasil.
As despesas que serão reembolsadas deverão ter sido realizadas entre 4 de maio e 31 de dezembro de 2024.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 31 de dezembro, pelo site da ApexBrasil.
As regras de participação também estão disponíveis para consulta no mesmo link.
Fonte: ApexBrasil