O Brasil ampliou em 7% o recolhimento de embalagens de defensivos em 2021. Foram 53,6 mil toneladas, segundo o inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias. “Com este resultado em dezembro do ano passado, alcançamos a marca recorde de 650 mil embalagens destinadas desde o início da operação do Sistema Campo Limpo, há duas décadas”, ressalta o diretor-presidente do inpEV, João Cesar Rando.
Recém-lançado pelo Instituto, o Relatório de Sustentabilidade 2021 detalha as principais iniciativas do inpEV na gestão do Sistema Campo Limpo para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável, com destaque para os resultados do ano passado. O documento também apresenta as iniciativas que tornaram o Sistema referência mundial em sustentabilidade, como as atividades do Dia Nacional do Campo Limpo (18/08).
“Graças ao trabalho conjunto de todos, à alta capilaridade e à máxima eficiência do nosso programa de logística reversa, hoje são destinadas de forma ambientalmente correta 94% das embalagens de defensivos comercializadas no Brasil. Deste total, 93% vão para reciclagem e apenas 7% para incineração”, destaca Rando.
Uma das prioridades da gestão do inpEV é a busca pela autossuficiência econômica do Sistema Campo Limpo, que hoje está em torno de 70%. “Ao desenvolver novas embalagens e sistemas de vedação com resinas plásticas recicladas e reinseri-los na indústria fabricante, estendemos o seu ciclo de vida. Como os resultados financeiros são reinvestidos no próprio Sistema, nossa autossuficiência segue trajetória ascendente”, afirma Rando.
Dia Nacional do Campo Limpo
Realizado desde 2008, contou com a participação de mais de um milhão de pessoas, de todo o país. A celebração da data (18/08) é realizada pelas centrais de recebimento de embalagens vazias, em parceria com o inpEV e apoio de todos os outros elos da cadeia produtiva.
Assim como em 2020, as celebrações de 2021 do DNCL foram virtuais e incluíram uma mobilização solidária. Além de adquirir as cestas básicas de supermercados locais, fomentando a economia dos municípios, os gestores das centrais engajaram esses estabelecimentos a divulgar a ação para seus clientes, o que potencializou a arrecadação.
Participaram 96 centrais de recebimento, de 19 estados, que arrecadaram mais de 230 toneladas de alimentos, atendendo mais de 13 mil famílias em situação de vulnerabilidade. Em 2022, a comemoração volta a ser presencial, em 93 centrais.
Fonte: inpEV