O campeonato mundial de queijos, Mondial du Fromage et des Produits Laitiers 2021, ocorreu na França nos dias 12 a 14 de setembro. O Brasil voltou com o segundo lugar geral. O País se destacou ao ganhar cinco medalhas super ouro, as mais cobiçadas e raras. Além disso, trouxe 11 medalhas de ouro, 24 de prata e 17 de bronze.
Trabalho
Os resultados obtidos pelos brasileiros vêm consolidar todo o trabalho feito com excelência. “Desde a genética dos animais, alimentação adequada, bem-estar animal, boas práticas agropecuárias e todo o trabalho de inovação envolvidos na produção dos queijos.”
A declaração é do coordenador Nacional da Comissão de Queijos e Derivados Lácteos Artesanais da Abraleite, Wander Bastos. Ele acrescenta que o potencial no País existe por dois fatores importantes: conhecimento e domínio da técnica.
O Brasil provou ser um grande produtor de queijos de qualidade, com um potencial gigantesco de ocupar espaço no mercado mundial.
Wander Bastos
Estados
Os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná e São Paulo representaram os brasileiros. Minas ficou na liderança, com 40 medalhas. Em seguida, veio São Paulo, ganhador de 15.
Acesse os nomes dos vencedores nacionais e as respectivas medalhas clicando aqui. A premiação consolida o trabalho feito com excelência na produção dos queijos. Além da inovação, mostrando o potencial do País.
Para ver a lista completa com vencedores dos 46 países participantes, clique aqui.
Fonte e foto: Abraleite