Após abertura do mercado chileno para o limão taiti brasileiro, em janeiro deste ano, o Brasil envia a primeira carga da fruta ao Chile. Foram embarcados cerca de 24 mil kg de limão.
A abertura do mercado aconteceu logo após uma comitiva de produtores exportadores irem ao Chile no final do ano passado. Assim puderam conhecer as particularidades do mercado. Bem como os requisitos para exportação, exigências de qualidade, logística etc.
Pioneira
A Be Fruit Comércio e Exportação Ltda foi a primeira empresa a enviar o limão ao mercado chileno. Segundo o diretor da Be Fruit, Luiz Eduardo Rafaelli, apesar dos desafios em se posicionar no mercado, o Brasil tem grande potencial para alcançar 50% deste mercado. Somente no ano passado, o país importou US$ 5 milhões da fruta.
O limão que é apreciado no mercado nacional e internacional, pode ser usado como tempero de diversos pratos. Além de ser utilizado na preparação de sucos e bebidas ou como ingrediente para sobremesas.
Exterior
A exportação de limão cresce a cada ano e está no topo das principais frutas embarcadas pelo país. Em 2021, o Brasil vendeu ao exterior mais de 144,9 mil toneladas de limão. Crescimento de 21% em volume e valor com receita de US$ 123,8 milhões.
A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) esteve inserida diretamente no processo de abertura e na missão comercial ao Chile. Atuou em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Diversificação
A entidade avalia essa conquista como muito importante para o setor. Segundo a associação, os embarques podem resultar na diminuição da dependência do Brasil de envio de frutas brasileiras ao mercado europeu. Hoje, 58% de todas as frutas exportadas vão para a Europa. Aumentar e diversificar o mercado é uma das metas do setor.