As vendas de arroz (base casca) ao exterior totalizaram 135,3 mil toneladas em fevereiro. O montante é 65% maior do que o embarcado no mesmo mês de 2021, quando as vendas externas somaram 81,9 mil t.
A informação é da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), com dados do Ministério da Economia. Em valor, os embarques de fevereiro representaram pouco mais de US$ 40 milhões, contra US$ 22,7 milhões de igual mês de 2021.
Destinos
O país que mais comprou o cereal brasileiro foi a Venezuela, que importou de 53,1 mil toneladas. Além dela, Cuba, Peru, Estados Unidos e Cabo Verde estão entre os principais consumidores do produto brasileiro.
Já as importações brasileiras de arroz em fevereiro somaram 70,2 mil toneladas. Isso equivale a US$ 17,2 milhões. No mesmo mês de 2021, o Brasil importou 82,1 mil toneladas (US$ 26,2 mi).
1º bimestre
No primeiro bimestre de 2022, as exportações de arroz (base casca) alcançaram 277,3 mil toneladas. A receita foi de US$ 84,9 milhões. Nos dois primeiros meses de 2021, os embarques do cereal atingiram 103,3 mil t, com faturamento de US$ 32,2 milhões.
Estados Unidos e Canadá
A expectativa da Abiarroz é que o desempenho das exportações possam ser ainda melhores nos próximos meses. Para tanto, segue intensificando, por meio do Projeto Brazilian Rice, em parceria com a ApexBrasil, as ações de promoção comercial em mercados prioritários na América do Norte.
Algumas ações ocorrerão de 22 a 24 de março, em Las Vegas (EUA), durante a Sial América, uma das maiores feiras mundiais de alimentação e bebidas. Nesses três dias, as empresas participantes do Brazilian Rice vão expor seus produtos no Pavilhão Brasil, organizado pela ApexBrasil, e fazer contatos com importadores norte-americanos e de outros mercados.
Ação
A segunda ação promocional do arroz beneficiado brasileiro será realizada durante a Sial Canadá, em Montreal, de 20 a 22 de abril. Quatro empresas vão estar no estande do Brazilian Rice durante os três dias da exposição.
“Além da feira, faremos uma missão comercial no Canadá para divulgar o arroz brasileiro e impulsionar nossas exportações”, informa Carolina Matos.