O Brasil exportou 2,11 milhões de toneladas de arroz em 2022.
E a receita atingiu US$ 657,4 milhões.
O volume é quase o dobro do total alcançado em 2021.
No ano anterior os embarques tinham atingido 1,14 milhão de toneladas.
E o faturamento fora de US$ 359 milhões.
Os números foram divulgados pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz). E tiveram por base em dados do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Na avaliação da associação, o bom desempenho é resultado do retorno à normalidade no comércio global, com a superação de entraves criados pela pandemia de Covid-19.
E pelas ações promocionais realizadas pelo setor em mercados estratégicos, por meio do projeto Brazilian Rice, iniciativa desenvolvida há mais de uma década em parceria com a ApexBrasil.
Em dezembro, as vendas externas totalizaram 291,5 mil toneladas.
Ou receita de US$ 89,6 milhões.
Em igual mês de 2021, as exportações alcançaram 161,7 mil. E US$ 42,7 milhões.
Arroz beneficiado
As exportações de arroz beneficiado, de maior valor agregado, também cresceram no ano passado.
Chagaram a 588,2 mil toneladas.
É o equivalente a US$ 190,6 milhões.
Em comparação a 2021, os embarques do cereal beneficiado cresceram 34% em quantidade e 14% em valor.
Os dez principais importadores de arroz beneficiado brasileiro em 2022 foram Senegal, Cuba, Peru, Gâmbia, Venezuela, EUA, Holanda, Espanha, Portugal e Argélia.
A participação de Portugal e Espanha também teve destaque no ranking de importadores. O aumento foi de 39.293 e 38.188 toneladas, respectivamente.
Nove novos mercados receberam o arroz beneficiado brasileiro em 2022: Honduras, El Salvador, Líbia, Quênia, Lituânia, Guadalupe, Omã, Benin e Gabão.
Projeto Brazilian Rice
No ano passado, o projeto Brazilian Rice realizou diversas ações no Canadá, no México, na Turquia e no Peru para promoção do arroz beneficiado brasileiro.
O Brazilian Rice também participou de reuniões da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da COP27 (Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas), no Egito, para promover a imagem do produto no exterior.
“Outro foco do projeto em 2022 foi a capacitação de novas empresas exportadoras”, acrescenta Carolina.
Em parceria com o núcleo do Rio Grande do Sul do Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela ApexBrasil, nove indústrias arrozeiras foram capacitadas para iniciar exportações.
Fonte: Abiarroz