Bruxelas, a capital da Bélgica, foi tomada por 900 tratores nesta segunda-feira (26), de acordo com relatos das autoridades locais, tornando-se o palco de um intenso confronto entre a polícia e os fazendeiros. Com barricadas de concreto e arame farpado, os policiais tentaram proteger a sede do Conselho Europeu, no qual estavam reunidos diversos ministros da agricultura da União Europeia (UE) para tratar justamente da questão dos produtores rurais que já estão há meses se manifestando contra as ações do bloco. Mas as barricadas não foram suficientes para conter os manifestantes.
Alguns tratores avançaram sobre um dos bloqueios da polícia e se chocaram contra o prédio onde estavam os ministros, fazendo com que os policiais precisassem sair da frente. Não obstante, os manifestantes ainda pulverizaram estrume líquido sobre a polícia e também atearam fogo a pneus.
Tudo isso ocorre por conta das políticas supostamente “ambientais” da UE, que, de acordo com os fazendeiros, estão destruindo o mercado agropecuário em todos os países que fazem parte do bloco, impondo uma série de dificuldades sobre a produção agrícola de lá. Somam-se a isso, ainda, as reduções nos subsídios ao agronegócio naqueles países e a abertura do mercado aos alimentos produzidos pela Ucrânia, os quais não passam pelo mesmo rigor do Green Deal (o “Pacto Verde”) da UE que é imposto aos seus produtores rurais dos países-membros do bloco.